19/08/2015 - 10:30 | última atualização em 19/08/2015 - 12:07

Conselho Federal homenageia quatro ex-presidentes

Conselho Federal

A OAB Nacional prestou homenagem a quatro grandes advogados na última segunda feira, dia 17. Os membros honorários vitalícios Miguel Seabra Fagundes, Márcio Thomaz Bastos e Ophir Cavalcante e o ex-presidente da Seccional do Amazonas Alberto Simonetti Cabral estão agora eternizados nos plenários da antiga sede da Ordem, em Brasília.

Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a homenagem aos ex-dirigentes é ainda mais adequada por ser prestada no mês do advogado. "É sempre importante relembrar as contribuições dos milhares de dirigentes de Ordem que dedicaram tempo e trabalho à nossa entidade. A credibilidade que a OAB tem hoje junto à sociedade é fruto de nossa história, de cada um que a construiu", saudou.

Familiares dos homenageados compareceram ao evento. O Centro de Memória da OAB Nacional produziu vídeos sobre a vida e a obra dos presidentes. Os plenários que recebem os nomes dos presidentes falecidos ficam na primeira sede própria do Conselho Federal da OAB em Brasília, ao lado da atual sede.

A transferência do Rio de Janeiro para a capita federal, segundo Marcus Vinicius, foi uma das grandes conquistas da classe, pois a centralizou. Segundo o membro honorário vitalício Ophir Cavalcante Jr., filho de um dos homenageados, é emocionante testemunhar histórias de vida tão distintas, mas com um mesmo objetivo: defesa da cidadania e da democracia. "Esta é uma homenagem a todos os dirigentes de hoje e de sempre", afirmou.

Eduardo Seabra Fagundes, membro honorário vitalício e filho de um dos homenageados, se disse muito satisfeito e honrado com a iniciativa da OAB. "É o congraçamento da ideia de ser advogado", disse. Por fim, o atual presidente da Seccional amazonense, Alberto Simonetti Cabral Neto, filho do homenageado, afirmou que a homenagem representa muito para os presidentes de todo o país. "A vida não faz sentido sem dignidade, e advocacia é a profissão que restaura a dignidade às pessoas".