14/12/2015 - 10:58 | última atualização em 14/12/2015 - 12:29

Conselho Federal comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos

site do Conselho Federal e redação da Tribuna do Advogado

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reafirmou na última quinta-feira, dia 10, o compromisso da entidade, das suas seccionais e da advocacia brasileira, com a defesa dos Direitos Humanos. Ele relembrou atuações históricas da entidade sobre o tema, como a luta contra a ditadura e a defesa das vítimas da tortura do período da repressão.

Marcus Vinicius falou sobre a recente homenagem feita ao abolicionista Luis Gama, reconhecido pela OAB como um autêntico advogado, defensor de milhares de escravos nos tribunais.

Ele ressaltou ainda a atuação da entidade no auxílio às vítimas da tragédia ocorrida em Mariana (MG) e a busca permanente de soluções para o caos carcerário brasileiro e o grave cenário manicomial judicial - que estabelece uma verdadeira prisão perpétua aos internos.

Outro ponto importante tratado ao longo da atual gestão foi o de “tornar o mundo mais acessível às pessoas com deficiência, que mereceu inclusive a realização de uma conferência internacional sobre o tema.

A OAB também realizou uma grandiosa Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, que reuniu mais de cinco mil pessoas em Belém (PA), que resultou em uma carta reafirmando e estabelecendo metas de atuação da entidade na defesa da efetivação e garantia dos direitos constitucionais.