19/12/2012 - 16:26 | última atualização em 19/12/2012 - 18:32

Conselheiro representa OAB/RJ em ato de solidariedade a Sílvio Tendler

O conselheiro federal pela OAB/RJ Marcus Vinicius Cordeiro compareceu nesta quarta-feira, dia 19, à 5ª DP, na Lapa, a fim de prestar solidariedade ao cineasta Silvio Tendler, convocado a prestar esclarecimentos por "constrangimento ilegal qualificado", após representação assinada pelo presidente do Clube Militar. Tendler é acusado de, em março deste ano, ter incitado manifestações violentas contra as comemorações de aniversário do golpe militar de 1964.

Segundo Marcus Vinicius, tal representação não deveria partir dos militares. "São eles, os militares que desonraram a farda e deram um golpe de Estado, que devem satisfação à nação", disse. Ele lembrou, também, a necessidade de que os fatos acontecidos durante a ditadura sejam esclarecidos. "É preciso apurar. Só espero que no dia em que eles estiverem no banco dos réus, os processos não sejam arquivados", finalizou.

Marcos Vinícius
conselheiro federal
Tendler, que teve a mãe torturada durante a ditadura, convocou, pela internet, uma manifestação contra as comemorações de aniversário do golpe militar de 1964, marcadas para dia 29 de março, no Clube Militar, Centro do Rio. Na ocasião, houve confronto entre a polícia e os manifestantes e algumas pessoas que tentavam entrar no prédio foram agredidas. Apesar de ter ajudado a mobilizar manifestantes, Tendler não compareceu ao protesto, já que se recuperava de uma cirurgia.