07/02/2018 - 19:10 | última atualização em 23/02/2022 - 12:16

Conheça as salas da OAB/RJ em todo o Estado

Você conhece todos os serviços oferecidos pela OAB/RJ? Além dos convênios com diversas empresas para garantir mais acesso dos colegas a uma rede ampla de comércio e serviços em geral, a Seccional tem como uma das suas bandeiras disponibilizar uma estrutura que facilite e melhore a rotina da profissão, dando um retorno da anuidade paga pelos advogados.

Entre os serviços mais utilizados pelos advogados estão as salas da OAB/RJ, espalhadas por todo o Estado – nos fóruns e também nas casas do advogado Celso Fontenelle e Paulo Saboya, na capital.  Todos as salas seguem o padrão do projeto OAB Século 21, que inclui modernos computadores com acesso à internet e uma impressora multifuncional, que também funciona como scanner. São 146 salas em todo o Rio de Janeiro, totalizando 561 computadores à disposição dos advogados.

O projeto se destacou nos últimos anos como um importante apoio na transição para o processo eletrônico, contando com funcionários qualificados para ajudar os colegas a lidar com os sistemas dos tribunais.

Uma das mais acessadas, a sala do advogado localizada no Fórum Central – que conta com vinte computadores - teve mais de 90 mil utilizações durante o ano de 2017. Também no Fórum Central, uma outra sala da Ordem funciona em conjunto com o plantão do fórum da Capital, todos os dias entre às 18h e às 8h do dia seguinte, além de sábados, domingos e feriados. Só durante o último recesso forense, aproximadamente 500 advogados foram atendidos neste local.

Os advogados que militam no Tribunal de Justiça (TJ) podem contar ainda com a estrutura disponibilizada na Casa Celso Fontenelle, que fica em frente ao fórum da Capital, com 38 computadores. O espaço foi utilizado mais de 27 mil vezes no último ano. Já os colegas que militam na Justiça do Trabalho contam com a estrutura da Casa Paulo Saboya - que tem 44 computadores - e em 2017 teve mais de 38 mil utilizações; além de ter realizado cerca de 5.800 atendimentos em sua Central de Peticionamento eletrônico. A casa fica na Rua do Rezende.

Na Capital, ainda há as salas que atendem no Fórum do TJ localizado na Avenida Presidente Vargas, nos prédios da Justiça Federal e no prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O projeto OAB Século 21, que modernizou as salas já existentes e criou outras, mantendo sempre o mesmo padrão, foi acompanhado desde o início pelo atual presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, que, na época do início da padronização, em 2007, era diretor do Departamento de Apoio às Subseções. Segundo ele, a estruturação desses pontos de apoio aos advogados foi um dos maiores acertos da Ordem nos últimos anos: “Prova disso é a grande demanda de profissionais que utilizam os espaços todos os dias. Ao analisar as estatísticas mensais dos números de usuários dos computadores nessas salas, fico satisfeito com resultados tão positivos. Os colegas contam com o auxílio da OAB/RJ no seu dia a dia”, comemora ele.