09/03/2015 - 09:57 | última atualização em 09/03/2015 - 12:39

jornal O Fluminense

Conexão Justiça – Felipe Santa Cruz

Corrupção
O Conselho Federal e as seccionais da OAB lançaram, na quinta-feira, em Florianópolis, no Colégio Nacional de Presidentes da entidade, uma campanha de combate à corrupção e ao desvio de verbas públicas. A Ordem apresentou seu manifesto detalhando nosso posicionamento contra esta prática nociva que, se não combatida com eficiência, se tomará a maior ameaça às bases do estado democrático brasileiro, construído a tanto custo. Assim, a OAB cumpre seu papel de entidade representativa dos anseios da sociedade e se compromete a lutar, somando os esforços de todas as seccionais do país em conjunto com a população, contra este mal nocivo que consome nossas divisas e melhorias sociais.

Reforma
Pontos-chave deste processo são a proposta de reforma política e a eliminação do financiamento privado de campanha, que impõe à agenda dos políticos eleitos os compromissos de seus patrocinadores no lugar dos do interesse social. Para a OAB/RJ, este financiamento deveria ser individual, feito por pessoa física, sem comprometimento do erário público. É importante que todos brasileiros participem do debate. O Conselho Nacional da OAB está à frente de abaixo-assinado pelo projeto de lei de reforma política, de iniciativa popular, que pode ser consultado no site www.reformapoliticademocratica.org.br.

Colégio da OAB/RJ
Como ocorre a cada semestre, a OAB/RJ realizou, no fim de fevereiro, a 39ª edição do Colégio de Presidentes de Subseções do Estado. O objetivo do encontro, que reúne representantes das 61 subseções do Rio, foi planejar as ações da Ordem em 2015 tendo por base o panorama judiciário na capital e interior. Em 2014, reunimos num dossiê os problemas das comarcas que enviamos ao Tribunal de Justiça usando as informações somadas às das visitas que a diretoria da Ordem fez a cada comarca na época. Pelo que constatamos, comparando a situação um ano depois, ainda há muito pelo que lutar. A Carta do Rio de Janeiro, documento resumo deste último colégio, expõe deficiências do Judiciário em várias cidades. Também assume o compromisso da instituição em temas cruciais, como prerrogativas, voto direito para o Quinto, Exame de Ordem e Reforma Política. O conteúdo está no site da OAB/RJ.

Deficiências crônicas
A Carta do Rio de Janeiro aponta as más condições de estrutura e serviços do Judiciário no estado que acabam atravancando a Justiça e, consequentemente, prejudicam a população. Falta de juízes e serventuários nas varas, grande acúmulo de processos, desigualdade de tratamento dos magistrados para com o advogado e até as precárias condições em fóruns. É um quadro preocupante. A OAB/RJ continuará cobrando melhorias.

Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.
Coluna publicada no jornal O Fluminense, no dia 8 de março de 2015.