27/02/2014 - 11:01

Comitiva da OAB/RJ ouve reivindicações de advogados da Costa Verde

Sede em Mangaratiba, mais juízes em Angra dos Reis, elevação de entrância em Paraty. A lista de reivindicações dos advogados desses municípios foi exposta ao presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, nesta quarta-feira, dia 26, durante visita da comitiva da OAB/RJ pela Região da Costa Verde.

O itinerário começou em Paraty, comarca que, segundo colegas locais, precisa ser elevada à segunda entrância. "A elevação poderá resolver todos os nossos problemas, como a falta de magistrado e funcionários. A criação de novas serventias melhoraria o andamento processual e seria mais um estímulo para a transferência do fórum para um prédio novo. O prédio atual do Judiciário já não suporta mais nossa demanda. É pequeno e sem nenhuma estrutura", explicou a presidente da subseção, Heydy Kirkovits.

Em Angra dos Reis, obras no fórum paralisadas há mais de um ano obrigam a população e os advogados a aguardar audiências nas escadas do prédio que abriga as serventias. Além desse problema, colegas reclamaram da morosidade na vara Federal, que é eletrônica, e da falta de um juiz na 1ª Vara de Família.

Já os colegas de Mangaratiba pleitearam a construção de uma sede própria - hoje, a Ordem local funciona na sala dos advogados do fórum estadual. "Em uma sede própria poderemos oferecer mais serviços aos advogados, como escritórios compartilhados e um auditório para ministrar aulas", disse o presidente da subseção local, Ilson Ribeiro.

No fim do dia, Felipe também reuniu-se com o juiz titular da Vara Única, Marcelo Borges Barbosa. "São tantas as reclamações que ouvimos de certos magistrados que quando ouço elogios faço questão de vir cumprimentar o juiz. Parabéns pelo trabalho e conte com a Ordem no que for necessário", destacou Felipe.r