25/09/2015 - 12:04

Comitê gestor de Niterói definirá ações contra violência nas escolas

jornal O Fluminense

O Conselho Comunitário de Segurança de Niterói propôs na manhã de ontem a criação de um banco de dados específico sobre violência nas escolas, vinculada a todas as unidades municipais, estaduais e particulares da região. O objetivo é centralizar as informações de cada unidade educacional e assim poder diagnosticar o problema da violência nas escolas da região. O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores de Niterói para aprovação.

Segundo o presidente do Conselho de Segurança, Moacyr Chagas, o banco de dados será criado por meio de uma página na web que somente os diretores de cada escola terão acesso através de senhas. O nome dos alunos, segundo ele, será preservado.

"Cada escola tem a sua particularidade. Muitos professores, alunos e até mesmo pais de alunos não denunciam o que acontece na escola. Seja a depredação do patrimônio, os roubos e até as agressões verbais. Tudo isso fica subnotificado. Hoje em dia, infelizmente, a questão da violência da escola é um tabu", afirmou.

Com a aprovação do projeto, será criado em paralelo um comitê gestor - que englobará Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e Ministério Público - para a avaliação do diagnóstico. As ações futuras em cada unidade escolar serão definidas por meio dessa análise.

Representando a Câmara de Vereadores de Niterói, o vereador Daniel Marques ressaltou a importância de serem tomadas também outras medidas para a violência escolar.

"Alguns roubos acontecem em frente às escolas. Se em cada unidade escolar tiver uma boa iluminação e poda de árvores, certamente esses índices diminuirão", destacou.

A mesa composta para a reunião contou com a presença de todos os delegados da região, o presidente da Comissão de Segurança da OAB, Bruno Paúra e o supervisor da Guarda Municipal Leandro Santiago.
O comandante do 12º BPM, Fernando Salema, esteve presente no início da reunião, mas logo depois precisou se ausentar por motivos de trabalho.

Conselho - O Conselho reúne autoridades e moradores da cidade para discutirem sobre a segurança nas regiões do município.

Além disso, a reunião busca soluções para os problemas que são apresentados.