25/09/2014 - 13:55

COMPARTILHE

Comissões da OAB/RJ reivindicam mais recursos para Hemorio

redação da Tribuna do Advogado

As comissões de Igualdade Racial (CIR) e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB/RJ participaram nesta terça-feira, dia 23, de uma reunião na sede do Ministério Público do Estado, dando apoio à reivindicação de associações relacionadas a doenças do sangue por mais recursos para o Hemorio.
 
Os grupos reclamam das condições de tratamento e atendimento oferecidas atualmente pelo instituto, que é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde. Segundo as associações de hemofílicos, de falcêmicos e talassêmicos, de mulheres com doença falciforme e a Associação Niteroiense de Doença Falciforme, o Hemorio vem enfrentado sérias dificuldades nos últimos meses, que incluem a falta de materiais e de medicamentos.
 
"Uma crise no Hemorio afeta toda a sociedade, pois ele distribui sangue para todos os hospitais. Mas há um público que depende dele ainda mais diretamente, pessoas com doenças graves que vão lá todo mês para pegar seus medicamentos e ultimamente não estão recebendo", observou o presidente da CDPD, Geraldo Nogueira.
 
De acordo com as associações presentes na reunião, a divisão dos recursos entre mais dois institutos que fazem parte da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, instituída pela Lei estadual 6304/2012, pioram o problema. Elas pedem que a verba orçamentária seja destinada especificamente ao Hemorio.
 
Segundo Geraldo, as comissões estudam encaminhar um ofício ao Governo do Estado pedindo providências quanto à crise.
 
Abrir WhatsApp