09/10/2017 - 18:37 | última atualização em 18/10/2017 - 12:18

Comissões debatem o esporte inserido no mercado de capitais

As comissões de Direito Empresarial (Code) e de Direito Desportivo da OAB/RJ, em conjunto com a Comissão Permanente de Direito Empresarial do Instituto dos Advogados Brasileiros, realizarão, no próximo dia 19, das 9h às 13h, o seminário O esporte e o mercado de capitais - a S/A do futebol e as novas tendências para o mercado. A inscrição pode ser feita pelo email: [email protected]. A entrada é franca.

O presidente da Code, Pedro Teixeira, explica que o evento tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade jurídica sobre a necessidade de o Brasil evoluir em sua maneira de explorar o esporte, em especial o futebol e seus ativos.

“Os investidores não encontram, hoje, um ambiente de mercado que estimule o investimento no esporte, em que pese a qualidade de nossos atletas. Estamos vendo os nossos ativos (atletas) saírem do país cada vez mais jovens e cada vez menos o país sendo capaz de desenvolver esse potencial. Ao revés, a falta de investimento desestimula os jovens a buscar êxito no esporte e, os que ainda conseguem, optam por desenvolver suas aptidões no exterior e, consequentemente, gerar lucro a investidores externos, sem qualquer benefício para o Brasil”, afirma. Segundo ele, “uma melhor governança corporativa e um mercado estruturado para receber investimento no esporte” poderiam gerar “melhoria de infraestrutura de treinamento e desenvolvimento de atletas no Brasil” e “fomento ao mercado de capitais e à economia do país”.

Os temas dos painéis serão: O Projeto de Lei da S.A. do Futebol; Os efeitos da S/A do futebol no mercado de capitais; O Desporto e o mercado; A CBF e governança corporativa: entraves com o mercado internacional; Aspectos jurídicos da governança nas entidades de administração do desporto e O mercado de apostas no desporto.