27/09/2017 - 11:16 | última atualização em 28/09/2017 - 18:51

COMPARTILHE

Comissão será apoiadora de ação social na quadra da Portela

redação da Tribuna do Advogado com informações do site da Portela

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ dará apoio institucional a uma ação social que será realizada pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ) na quadra da Portela na próxima quinta-feira, dia 28. Voltada para trabalhadores com deficiência e reabilitados pelo INSS, a iniciativa, intitulada Dia D, integra o Circuito Fluminense de Inclusão da Pessoa com Deficiência e vai promover uma feira de empregos.
 
Presidente da comissão da Seccional, Luis Cláudio Freitas explica que  o grupo atuará na ação prestando orientação jurídica gratuita à população. 
 
Segundo o ministro do Trabalho, o objetivo do Dia D, que contempla várias ações pelo país, é ampliar o número de trabalhadores com deficiência ou reabilitados no mercado formal. "A principal estratégia da data é dedicar um dia inteiro de atendimento exclusivo para a inclusão desse público, reunindo em um mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego", explica Nogueira. 
 
Além de ministrar palestras para o público, representantes do Ministério do Trabalho irão esclarecer dúvidas sobre a legislação e a fiscalização realizada pelo órgão. Especialistas da área de saúde e previdência também estarão disponíveis para conversar com o público.
 
Para disputar as chances de trabalho que serão oferecidas pelas 38 empresas participantes, os candidatos deverão apresentar documento de identidade, carteira de trabalho, PIS/NIS, CPF, currículo, comprovante de escolaridade, laudo médico atualizado (se for PcD), certificado de reabilitação emitido pelo INSS (se for reabilitado) e comprovante de residência. Os interessados deverão apenas ter a partir de 16 anos para se inscrever.
 
Os candidatos com necessidades especiais poderão, ainda, fazer carteira de trabalho. Para tirar a primeira via, é preciso levar carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência. Já para a segunda via, é necessário apresentar todos os documentos listados e a carteira de trabalho anterior ou registro de ocorrência policial no Rio de Janeiro, informando a perda ou extravio do documento. 
 
Outro destaque do Dia D será a participação do Departamento de Projetos Sociais e Cidadania da Portela, que vai oferecer atendimento dentário gratuito ao público. Além da distribuição de kits de higiene bucal, profissionais do setor vão dar dicas de escovação.
 
"Será uma grande oportunidade para pessoas com necessidades especiais e reabilitados pelo INSS conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Sabemos que essas pessoas já enfrentam desafios muito grandes, por isso nós da Portela ficamos muito felizes de poder receber um evento que certamente ajudará no resgate da cidadania de muita gente", destaca Luis Carlos Magalhães, presidente da escola de samba Portela. 
 
A quadra da agremiação fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.
Abrir WhatsApp