13/05/2015 - 09:58

Comissão do Senado aprova Fachin para o STF

jornal Folha de S. Paulo

Após a mais extensa sabatina de um indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) dos últimos anos --quase 11 horas de exposições, perguntas e respostas--, o advogado Luiz Edson Fachin foi aprovado pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa por 20 votos a 7 na noite desta terça, 12.

A indicação depende agora da aprovação no plenário do Senado, cuja votação secreta foi marcada para o dia 19 pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). Senadores que participaram da sabatina aprovaram regime de urgência ao tema e prometeram pressionar Renan para fazer a votação já nesta quarta.

O placar 20 a 7 sugere uma disputa acirrada no plenário. Fachin teve o maior número de votos contrários desde a indicação de Ricardo Lewandowski, em 2006. Em suas sabatinas, os ministros Rosa Weber e Dias Toffoli tiveram três votos contrários na CCJ.

A sessão começou por volta das 10h45, mas Fachin só começou a ser sabatinado às 11h30. As perguntas terminaram às 22h30. À imprensa, ele afirmou estar "feliz e honrado" com o resultado.
Criticado por ter declarado apoio à presidente Dilma Rousseff e defendido causas progressistas, como reforma agrária, Fachin afirmou estar pronto para julgar "qualquer partido político" com independência se for nomeado.

Aos 57 anos, o advogado indicado por Dilma adotou discurso moderado durante toda a sabatina para agradar setores que o veem com desconfiança, como o agronegócio.

Ele foi alvo de críticas da oposição, que o questionou sobre sua simpatia pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e o vídeo em que aparece pedindo apoio a Dilma na eleição de 2010.

Fachin disse que gravou o vídeo como representante de um grupo de juristas que apoiava Dilma. Ao se declarar "independente", contou ter feito campanha para José Richa ao governo do Paraná nos anos 80 --o pai do atual governador, Beto Richa (PSDB).

"Não tenho nenhuma dificuldade, comprometimento, caso venha a vestir a toga do STF, em apreciar e julgar qualquer um dos partidos políticos que existam em nossa federação", afirmou.
O advogado citou Joaquim Barbosa, a quem poderá substituir no STF, para lembrar que o ex-ministro declarou ter votado no PT, mas agiu com independência quando decidiu pelas condenações no caso do mensalão.

De formação católica, ele ressaltou ser contra o aborto e "em defesa da vida"; e defendeu a família, citando como exemplo a relação com sua mulher e as filhas.

Sobre a questão agrária, Fachin afirmou ser contra "qualquer forma de violência" e disse que aprova decisões do STF de não permitir desapropriação de área invadida.

Respondendo ao líder ruralista Blairo Maggi (PR-MT), ele indicou que tende a apoiar temas caros ao setor, como a ideia de que só têm direito a demarcação os indígenas capazes de provar que estavam nas terras reivindicadas em 1988, ano da Constituição.

No início da sessão, Fachin definiu-se como um "sobrevivente" ao comentar as críticas que vem recebendo desde que foi indicado. Falou de seu passado humilde, dizendo que teve que vender laranjas para ajudar os pais. Emocionou-se ao lembrar dos familiares.

Sobre o acúmulo da advocacia privada com o cargo de procurador do Paraná, Fachin mostrou a carteira de advogado com anotação da OAB-PR autorizando o duplo ofício. Ele disse que a Constituição também o autorizava a isso.

Fachin deixou transparecer que, na sua opinião, a maioridade penal não é uma cláusula pétrea da Constituição. Poderia, portanto, sofrer alterações. Mas indicou ser contra sua redução.
Fachin defendeu autonomia do Congresso no tema financiamento eleitoral --assunto em análise no STF. "Há certas circunstâncias em que o Supremo não deve atravessar a rua."

O que disse Fachin
FINANCIAMENTO PRIVADO DE CAMPANHA
"Problemas atinentes a essa definição política [doações eleitorais], parece-me que o Judiciário desborda de suas funções. Há certas circunstâncias em que o Supremo não deve atravessar a rua, [mas sim] manter-se no lugar e dar primazia ao Parlamento."
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
"Há experiências em outros países cuja faixa etária é bem menor do que temos aqui. Precisamos verificar se no sistema prisional, tal como está, se há mesmo ressocialização."
TRANSMISSÃO NA TV DE JULGAMENTOS
"Não imagino nem de longe que ministro de Suprema Corte pode decidir sentindo-se pressionado pelas decisões sendo televisionadas. Subscrevo a transparência no processo de transmissão."
APOIO À CANDIDATURA DE DILMA EM 2010
"Fui convidado a fazer a leitura [de manifesto a favor da então candidata] e não me furtei. Eu havia assinado [...]. Não tenho nenhuma dificuldade, comprometimento, caso venha a vestir a toga do STF em apreciar e julgar qualquer um dos partidos políticos"
DEFESA DA POLIGAMIA
"Isso que se disse a partir de trabalho acadêmico, a tese coloca em questão a distorção que pode levar alguns princípios da família. Mas defendo a estrutura da família com seus princípios fundamentais"
SIMPATIA PELO MST
"Me considero alinhado com as pessoas que querem o progresso do país, sou progressista nesse sentido, mas preservando direitos e os interesses privados, as liberdades individuais."