08/06/2015 - 17:06 | última atualização em 10/06/2015 - 15:11

Comissão realizará palestras sobre mediação em universidades

Uma semana de palestras em diversas universidades do Rio de Janeiro, levando aos estudantes temas relacionados à mediação cível, empresarial e sua abordagem no novo Código de Processo Civil (CPC). Essa é a proposta da I Semana universitária da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ, que será realizada de 15 a 19 de junho.

A semana percorrerá as faculdades de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Pontifícia Universidade Católica (PUC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estácio de Sá, além da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e do Instituto Vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

A presidente da Comissão de Mediação de Conflitos, Samantha Pelajo, frisa que, mesmo focando sempre nos três assuntos, cada faculdade receberá palestras diferentes: “Quem quiser assistir a toda a programação da semana, poderá acompanhar 27 palestras diferentes, já que os professores não se repetirão e a abordagem de cada um deles sobre o CPC, mediação cível e empresarial será variada”.

Samantha explica que a ação foi pensada para despertar o interesse dos estudantes na mediação de conflitos, em um momento em que o instituto vem ganhando cada vez mais importância no mundo jurídico. “A mediação já é mundialmente recomendada como um instrumento de resolução de conflitos e,no Brasil, esse reconhecimento está refletido inclusive no novo CPC, que traz o instrumento em diversos artigos, o prevendo como fase preliminar ao processo. E por mais que diversas universidades no Rio tenham iniciativas importantes em mediação, queremos sensibilizar ainda mais os estudantes de Direito para esse método”, conta ela, afirmando que a ideia é que o evento seja anual.

A semana, com a exceção de sexta-feira, contará com dois eventos por dia, em universidades diferentes, sempre com início às 9h e às 18h. No dia 15, segunda-feira, a parte da manhã será na UFRJ e à noite, na PUC-Rio. Dia 16, na FGV Direito Rio e no IBMEC, respectivamente. No dia 17 será a vez da UCAM e da Unirio. No dia 18, a primeira palestra será na Uerj e a segunda, na UFF. No dia 19, as atividades acontecerão pela manhã, no campus Menezes Cortes da Universidade Estácio de Sá. Veja a programação completa na tabela abaixo.

15/06 - 9h  UFRJ  Programação
15/06 - 18h PUC Programação