27/11/2015 - 19:25 | última atualização em 30/11/2015 - 14:03

COMPARTILHE

Comissão realiza palestra sobre compliance e o mercado de seguros

redação da Tribuna do Advogado

No dia 25 de novembro, a Comissão Especial de Anticorrupção, Compliance e Controle Social dos Gastos (CSGP) da OAB/RJ promoveu a palestra O mercado de seguros na era do compliance. O evento aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva, na Seccional. “Discutiremos um tema que para alguns é muito novo e para outros, muito antigo. É difícil estabelecer parâmetros, porque a questão do compliance já faz parte da vida de muitos setores que são regulados. Mas com a vinda da lei anticorrupção, entre outras, a questão da conformidade ganhou uma proporção universal. Espero que a parceira entre a Ordem e o mercado de seguros, que resultou nesse evento, traga muitos frutos”, afirmou Yuri Sahione, presidente da CSGP.

Um dos palestrantes, Carlos Furtado abordou a questão da estrutura do mercado segurador e do criminal compliance. “Essa é uma tendência mundial, e não apenas da atividade empresarial brasileira. O mercado não poderia ficar de fora, ainda mais porque ele é todo regulado. Uma instituição em compliance é aquela que está adequada à regulamentação interna e externa, bem como a legislação e as normas dos órgãos reguladores. O criminal compliance existe para afastar riscos a que a sociedade empresarial estaria sujeita”, explicou Furtado. Phillipe Mallet também falou sobre o tema.

Já Ana Carolina Mello defendeu, no painel D&O: uma solução preventiva, a necessidade da adesão dos integrantes das empresas aos programas de compliance. “Quando falamos em compliance, falamos também em rediscutir as bases e fundamentos da empresa. É muito mais fácil tornar um programa de integridade efetivo se, na base da pirâmide corporativa, o subscritor do risco entender que precisa dar efetividade, cumprir as normas internas, as leis, porque isso irá gerar um valor agregado e mitigar uma série de riscos”, disse. Os outros palestrantes foram Edgard Bordini, Andrea Souza, Jorge Sodré e Gustavo Fontainha.
Abrir WhatsApp