02/02/2018 - 11:28 | última atualização em 05/02/2018 - 14:55

COMPARTILHE

Comissão realiza evento para esclarecer estigmas sobre a febre amarela

redação da Tribuna do Advogado

O aumento de casos de febre amarela em alguns municípios vem chamando a atenção de autoridades de saúde e da sociedade em geral, levando a uma mobilização nacional para vacinação contra a doença.
 
Com o intuito de ajudar a informar a população sobre esse tema de suma importância no momento atual, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ promove, no dia 7 de fevereiro, a palestra Febre Amarela: a culpa não é do macaco. O evento acontecerá das 9h às 15h no Plenário Evandro Lins e Silva, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, no Centro.
 
Em zonas de mata, especialmente, o aparecimento de macacos mortos pela doença tem gerado preocupação e até violência contra os animais. Por falta de informação, pessoas atacam os primatas julgando estarem eliminando o vetor da doença – que é, na verdade, o mosquito.
 
“O objetivo do seminário é esclarecer a sociedade sobre a necessidade da imunização através das vacinas, alguns aspectos da propagação da doença e, além disso, explicar que o primata também é uma vítima do surto, assim como o ser humano”, afirma o presidente da CPDA, Reynaldo Veloso, que presidirá a mesa. Os palestrantes serão a veterinária e subsecretária de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonozes, Márcia Rolim; o epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho; o professor de Direito Ambiental e coordenador de Animais Exóticos da CPDA, Francisco Carrera; a pesquisadora da Fiocruz e coordenadora da plataforma Biodiversidade e Saúde Silvestre, Márcia Chame; e o engenheiro florestal e coordenador de animais silvestres da CPDA Rogério Caldas.
 
A inscrição pode ser feita pelo e-mail [email protected]. Mais informações pelo telefone: (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp