29/09/2017 - 17:05 | última atualização em 29/09/2017 - 17:11

COMPARTILHE

Comissão participa de ação social na quadra da Portela

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ participou nesta quinta-feira, dia 28, de uma ação social realizada pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ) na quadra da Portela. Voltada para trabalhadores com deficiência e reabilitados pelo INSS, a iniciativa, intitulada Dia D, integra o Circuito Fluminense de Inclusão da Pessoa com Deficiência e promoveu, entre outras ações, uma feira de empregos. Já a comissão da Seccional atuou no local prestando orientação jurídica gratuita à população.
 
Segundo o presidente do grupo, Luis Cláudio Freitas, a comissão realizou atendimentos tirando dúvidas sobre os direitos dos cidadãos com deficiência garantidos pela legislação brasileira. “Explicamos sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência, como por exemplo, o que a lei permite, quais são os critérios para as cotas”, disse ele, contando que o grupo também tirou dúvidas sobre o benefício da prestação continuada e questões como FGTS, acessibilidade e gratuidade no transporte.
 
Além de ministrar palestras para o público, representantes do Ministério do Trabalho esclareceram dúvidas sobre a legislação e a fiscalização realizada pelo órgão. Especialistas da área de saúde e previdência também estiveram disponíveis para conversar com o público.
 
Na feira de empregos, cerca de quarenta empresas participaram, oferecendo vagas para pessoas com deficiência. Outro destaque foi a participação do Departamento de Projetos Sociais e Cidadania da Portela, que ofereceu atendimento dentário gratuito ao público.
 
"É uma grande oportunidade para pessoas com necessidades especiais e reabilitados pelo INSS conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Sabemos que essas pessoas já enfrentam desafios muito grandes, por isso nós da Portela ficamos muito felizes de poder receber um evento que certamente ajudará no resgate da cidadania de muita gente", destacou o presidente da escola de samba, Luis Carlos Magalhães, presidente da escola de samba Portela.
Abrir WhatsApp