16/07/2024 - 20:23 | última atualização em 16/07/2024 - 20:29

Comissão de Jurisprudência, Precedentes e Súmulas Trabalhistas toma posse na OABRJ

Ana Júlia Brandão

Em cerimônia na sede da Seccional, a Comissão de Jurisprudência, Precedentes e Súmulas Trabalhistas tomou posse na tarde desta terça-feira, dia 16. O encontro teve ainda uma palestra sobre os impactos das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) no Direito do Trabalho ministrada pelo juiz federal do trabalho Marcelo Segal.

Veja a transmissão do evento na íntegra no canal da OABRJ no YouTube.

“Precisávamos muito desta organização para a advocacia, e tenho certeza de que o grupo fará um grande trabalho. Sabemos que a advocacia trabalhista vem passando por um momento difícil e esta comissão atuará na luta pela permanência da Justiça do Trabalho e para que esta traga dignidade ao cidadão”, afirmou o secretário-geral da OABRJ, Marcos Luiz Souza.

O comando do encontro ficou a cargo da presidente da nova comissão, Elaine Cristina Pereira, que falou sobre as missões do grupo e as perspectivas de trabalho.

“A proposta da comissão é de que a advocacia trabalhista possa se aperfeiçoar, especialmente, porque temos vivido situações que vêm colocando nossa competência em risco. Precisamos entender o funcionamento e o uso do sistema de precedentes, para que consigamos implementar isso no dia a dia da classe”.

Também estiveram presentes a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos; o diretor tesoureiro da Seccional, Fábio Nogueira; o vice-presidente da Comissão de Jurisprudência, Precedentes e Súmulas Trabalhistas, Max Ferreira de Mendonça, a secretária-geral da comissão, Daiene Preissler Gutierrez; o secretário adjunto do grupo, Diego de Almeida Piassabussu; e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Jorge Orlando Ramos.

Para Mônica, a criação da comissão é de suma importância, pois reforça o compromisso da Seccional com a pauta trabalhista.

“A criação desta comissão veio através de muito trabalho e estudo. Quero reforçar aqui que este grupo poderá contar com a nossa diretoria para atuar cada vez mais na defesa da nossa classe, principalmente, dos advogados e advogadas que estão à frente do direito trabalhista”.

Fábio frisou o papel central das comissões temáticas na entidade e o impacto benéfico para a sociedade do trabalho qualificado que desempenham.

“As comissões temáticas fazem com que este prédio esteja vivo e são elas que permitem que as pessoas desenvolvam o sentimento de pertencimento em relação à instituição".