20/04/2018 - 18:47 | última atualização em 20/04/2018 - 19:03

COMPARTILHE

Comissão de Governança dos Oceanos discute o futuro da vida marinha

redação da Tribuna do Advogado

          Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
 
 
A Comissão Especial de Governança dos Oceanos (CGO) da OAB/RJ realizou, nesta sexta-feira dia 20 de abril, a palestra Governança dos oceanos: panorama internacional e o papel do Brasil. O evento foi gratuito.
 
Integraram a mesa o presidente e o vice-presidente da CGO, Leandro Mello Frota e David Tolomeotti, respectivamente; o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Seccional, Reynaldo Velloso; além do palestrante, o fundador do projeto Divers for sharks José Truda Palazzo, que abordou aspectos das diversas convenções e normas que dizem respeito à governança dos oceanos.
 
“Ainda que tenham a função de proteção e conservação das espécies, há o caráter comercial, de forma inevitável. Alguns acordos são inteiramente dominados pelos interesses da pesca, e em alguns casos se recusam a adotar medidas que resolvam o problema. Temos ainda boa parte dos oceanos nas mãos de ninguém, ou reguladas por convenções que não preservam as espécies marinhas”, criticou Palazzo.
 
Foto: Bruno Marins|   Clique para ampliarFrota elogiou a riqueza de detalhes da palestra, e ressaltou que várias das leis e regulamentações abordadas “passaram pelas mãos do Truda”. O presidente da CGO lembrou ainda que, por sua luta, o ativista foi ameaçado e perseguido. “Hoje, quando muitos fazem ativismo de redes sociais, temos gente como ele, que enfrenta a realidade. Se não fizermos nada agora, em breve não teremos mais oceanos nem vida marinha”, lamentou.
Abrir WhatsApp