06/08/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Comissão de Direitos Humanos terá núcleo contra discriminação racial

Comissão de Direitos Humanos terá núcleo contra discriminação racial

 

 

Da redação da Tribuna do Advogado

 

06/08/2009 - Foi criado na OAB/RJ um núcleo para tratar de assuntos relacionados à discriminação racial e os direitos dos negros, que funcionará em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Seccional.

 

A decisão foi tomada durante uma reunião realizada nesta quarta-feira, dia 5, entre o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, e o grupo de advogados que propôs a iniciativa. "Queremos que a OAB se junte a todas as entidades que lutam contra a concepção hipócrita de que a divisão racial não existe no país. Nós do movimento negro temos a consciência de que o conceito de raça não existe, de que nós pertencemos à raça humana. Mas, não podemos negar as pesquisas de órgãos como o IBGE, por exemplo, que comprovam a existência de uma divisão e nós devemos lutar contra ela", enfatizou Marcelo Dias, um dos integrantes do núcleo.

 

Segundo Wadih, as portas da Ordem sempre estarão abertas para todos os movimentos sociais, e no caso da luta contra a discriminação racial, não seria diferente. "Com exceção de um período em que um determinado grupo esteve encastelado aqui, trabalhando de uma forma que não fez jus à história da OAB, esta entidade sempre esteve à frente das principais lutas da sociedade e eu me sinto herdeiro dessa tradição combativa", afirmou.

 

De acordo com ele, o funcionamento de um núcleo voltado especificamente para os problemas de discriminação racial é um avanço natural da Comissão de Direitos Humanos, assim como já foram a criação de comissões sobre os direitos das mulheres e das pessoas com deficiência. "Hoje vejo os direitos humanos como um conteúdo muito amplo e, atuando em conjunto com a CDH, esse núcleo vai ajudar a pôr em discussão o tema, que é muito relevante", ressaltou o presidente.

Abrir WhatsApp