05/08/2013 - 16:05 | última atualização em 05/08/2013 - 16:07

Comissão de Direitos Humanos participa de evento com jovens do Alemão

Moradores do Complexo do Alemão realizaram, dia 3, o encontro Diálogos de Direitos Humanos, com o objetivo de oferecer orientação jurídica e social principalmente aos jovens das comunidades da região. A atividade contou com o apoio da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB/RJ.

Trata-se de outra dimensão do trabalho da CDH, que tanto atua nas denúncias de violações, (...) como também procura desenvolver atividades de campo
Aderson Bussinger
Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ
Participaram dos debates lideranças comunitárias, representantes do movimento de mulheres, adolescentes, representantes do movimento LGBT, jovens egressos do sistema penitenciário, advogados da CDH, juristas, defensores públicos e assistentes sociais. "Nosso apoio a esta ação importante faz parte dos trabalhos da comissão, ou seja, agir na formação e prevenção. O papel da Comissão é acompanhar o povo e suas legítimas aspirações e demandas por um mundo justo, igualitário", disse o presidente da CDH, Marcelo Chalréo.

As palestras começaram às 9h, com temas como noções básicas de direitos fundamentais, direitos sociais previstos na Constituição Federal e Declaração dos Direitos Humanos. Também houve debates sobre demandas das mulheres, negros, crianças, além da situação dos jovens egressos do sistema penitenciário – que na maioria das vezes não conseguem emprego ao saírem da prisão, tornando-se alvo de cooptação por parte do tráfico. Entre os palestrantes estavam o magistrado e membro da Associação Juízes para a Democracia João Damasceno; o advogado e membro do Conselho de Ética da Presidência da República Modesto da Silveira; o vice-presidente da CDH da Seccional, Aderson Bussinger; além do presidente do Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela, José Carlos Brasileiro.

Na parte da tarde, foram formados grupos temáticos de discussão de trabalho. Além dos palestrantes da parte da manhã, também participaram desta etapa a vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, Sandra Cristina Machado; a defensora pública Arlanza Maria Rodrigues Rebello e a professora da Faculdade de Direito da UFRJ Daniele Gabrich.

O objetivo da atividade foi ampliar a transmissão de informações jurídicas básicas para os moradores, como também propiciar a criação de espaços de discussão dos problemas vividos com o apoio de profissionais do Direito.

"Trata-se de outra dimensão do trabalho da CDH, que tanto atua nas denúncias de violações, fiscalização de presídios e defesa das manifestações de rua, como também procura desenvolver atividades de campo como esta, diretamente com as comunidades carentes, visando a esclarecer e conscientizar sobre os direitos e sua efetivação", ressaltou o vice-presidente da CDH da OAB/RJ. O evento teve transmissão ao vivo do site Mídia Ninja.