12/03/2015 - 11:58 | última atualização em 16/03/2015 - 16:30

COMPARTILHE

Comissão de Direitos Humanos emite nota de repúdio à violência policial

redação da Tribuna do Advogado

Em resposta à violência na incursão das forças de segurança nas comunidades do estado, o que já vitimou ao menos quatro pessoas apenas nas últimas semanas, a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/RJ lança, nesta quinta, dia 11, nota de repúdio ao que chama de flagrante atentado aos direitos humanos.
 
Leia abaixo a nota:
 
Nas últimas semanas, tem sido frequente o ingresso das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro em favelas e comunidades pobres, por meio de operações nas quais os soldados atiram para todos os lados, sem alvo específico. Atira-se primeiro, pergunta-se depois. 
 
Isso já vitimou pelo menos quatro pessoas: um jovem que conversava com amigos; outro, baleado pelas costas; um pedreiro, morto enquanto trabalhava em uma obra; e o rapaz atingido na barriga e no braço, quando participava de manifestação pacífica contra abusos e mortes anteriores. Essa manifestação, aliás, foi dispersada a tiros pela Polícia Militar. Na ocasião os membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, presentes ao local, também tiveram que se proteger das balas.
 
A OAB/RJ vem a público repudiar essas velhas práticas, que lamentavelmente têm se repetido em diferentes comunidades do Rio, em flagrante atentando aos direitos humanos.

Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ
 
 
Abrir WhatsApp