17/06/2024 - 16:48

Comissão de Direitos Humanos emite nota em repúdio a ataques racistas sofridos por integrantes do grupo

Nota oficial

A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado do Rio de Janeiro vem a público repudiar os ataques racistas proferidos em redes sociais por pessoas, grupos e movimentos contra a atual diretoria da comissão.

A CDHAJ é a primeira comissão do sistema OAB em todo o Brasil liderada por pretos e pretas, com total direção, controle e independência nas pautas, efetivando, por meio de de políticas institucionais de combate ao racismo, o compromisso da atual gestão da Seccional.

A comissão também tem sido pioneira na busca pela racialização dos direitos humanos, questionando ideias de sujeitos universais que, infelizmente, ainda sao hegemônicos e predominantes, que diluem a negritude e ignoram o histórico social do Brasil.

Ao ter a questão racial como um de seus nortes, a CDHAJ tem incomodado grupos e personagens brancos que dirigiram a comissão durante anos com projetos políticos pessoais e pouco inclusivos, onde negros tinham uma participação ínfima.

O árduo trabalho desempenhado pelos membros da comissão para imprimir ações concretas em prol da igualdade de raças vem gerando ataques de grupos que se apresentam como defensores de direitos humanos, mas que atacam a luta e a história pessoal de cada integrante desta diretoria preta, utilizando pautas ideológicas com o fim de frear a mudança do atual estado de coisas.

A Comissão de Direitos Humanos, por meio desta nota, reafirma o compromisso na defesa dos direitos civis das populações negras, periféricas e desumanizadas. Além disso, repudia todos os ataques racistas e covardes disfarçados de críticas de políticas.

Apesar de nos indignarmos com esses ataques racistas, não nos surpreende que estes aconteçam justamente no momento em que a CDHAJ se destaca junto ao presidente Luciano Bandeira na contribuição com vitórias concretas para a representação negra na Ordem.

Não é coincidência que um ataque como esse venha um dia após nosso presidente assumir publicamente que garantirá 30% de cotas para negros na lista de indicação de advogados para o Quinto Constitucional.

Não iremos recuar. Se os racistas se incomodam tanto, é porque estamos no caminho certo.

Jose Agripino
Presidente da CDHAJ