20/05/2013 - 13:52 | última atualização em 20/05/2013 - 13:53

COMPARTILHE

Comissão apoia grupo especializado em mergulho adaptado

redação da Tribuna do Advogado

O controle da prática de mergulho adaptado para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla, foi discutido em assembleia realizada na última sexta-feira, dia 17, na sede da OAB/RJ. Com o apoio jurídico da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), presidida por Geraldo Nogueira, foi fundada a Handiscapped Scuba Association-Brasil (HSA- Brasil), organização responsável pelo desenvolvimento do projeto de mergulho adaptado e sua interlocução com os interessados na prática do esporte.
 
Organização é responsável por desenvolvimento de projeto de mergulho adaptado
De acordo com uma das fundadoras da Associação e presidente de honra, Lucia Sodré, entre as funções do grupo está a de divulgar e facilitar o contato com os instrutores capacitados pela HSA no Brasil. "Queremos tornar a atividade acessível às pessoas com deficiência, viabilizando formas e recursos para que eles se aproximem ainda mais do lazer com a natureza", disse.
 
"A CDPD apoia os projetos voltados para a inclusão e este é mais um trabalho pensado para o bem estar das pessoas com deficiência", assinalou Geraldo Nogueira.
 
Fundada em 1981, a Handicapped Scuba Association é uma instituição voltada para o bem estar das pessoas com deficiência pela prática do mergulho e é a principal autoridade mundial no tema. Composta por mais de quatro mil educadores submarinos, mergulhadores com deficiência e membros de suporte, o projeto já está em 45 países. 
 
No Brasil, o grupo realiza trabalhos desde 1991, mas só agora, após a fundação da HSA-Brasil, a organização terá autonomia para debater o tema e ser, de fato, a interlocutora do projeto com a população interessada.
 
A Diretoria da HSA-Brasil tem como integrantes instrutores e mergulhadores formados pelo projeto: como diretor-executivo, o instrutor Sérgio Viegas; como secretário e tesoureiro os instrutores Willian Spinetti e Reinaldo Amiky, respectivamente. O conselho fiscal é formado pelos mergulhadores Helias Sobrinho, Luiz Fernando de Araújo Filho e Jefferson Maia.
Abrir WhatsApp