03/03/2015 - 10:50 | última atualização em 03/03/2015 - 13:04

Coluna de Felipe Santa Cruz no jornal O Fluminense

O Fluminense

OAB/RJ quer afastamento de juiz

Nesta semana, a imprensa flagrou o juiz federal Flávio Roberto de Souza conduzindo veículo que fora apreendido por ordem dele mesmo e que deveria estar sob tutela da Justiça em depósito da Polícia Federal. Por considerar ato grave de improbidade administrativa, a OAB/RJ entrou, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com pedido de afastamento do magistrado até que sejam apuradas todas as circunstâncias do fato. Afinal, o juiz utilizava um bem que deve servir como garantia de ressarcimento de dívidas com credores das empresas de Eike Batista, que inclui até fundos de pensão de professores do Canadá. Ainda mais estarrecedor é saber, também pela imprensa, que outro objeto da apreensão (um piano) já estava em poder de um conhecido do mesmo magistrado.

Impunidade

Casos como este demonstram o quanto o Judiciário se mantém afastado da sociedade e desvinculando-se das tradições da democracia. A falta de punição acaba dando a alguns juizes a ideia equivocada de que estão acima das leis. Na visão da OAB/RJ, faz-se necessária e urgente a aprovação da nova Lei de Magistratura para que haja fiscalização, punição e restrição de condutas irregulares, como as praticadas pelo magistrado. Situações assim só contribuem por jogar por terra a credibilidade da Justiça.

Férias para a categoria

Depois de dois anos de luta, j a advocacia do Estado conquistou uma importante vitória que pavimenta o caminho para as tão almejadas férias da categoria. No último I dia 14, entrou em vigor a Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (nº 6.956/2015, em substituição ao antigo código, de 1971): que, entre outras disposições, estabeleceu a suspensão dos prazos dos tribunais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro. Na prática, a norma cria o período de descanso para I advogados, uma vez que ; não haverá mais expediente nos fóruns para a realização de audiências e sessões de julgamento, salvo casos de emergência. A inclusão do artigo que versa sobre as férias foi uma solicitação formal da OAB/RJ ao deputado estadual Comite Bitencourt Em agradecimento à iniciativa, que beneficia mais de 130 mil advogados do Rio, o Conselho da Ordem realizou uma homenagem ao legislador.

Valorização

Com o slogan Sem advogado não há justiça, a OAB/RJ lançou uma grande campanha de valorização da categoria, O objetivo é destacar a importância deste profissional para a sociedade, que no seu ofício diário garante as bases democráticas do Estado de j Direito. Papel ainda mais j crucial quando vivemos um j momento focado nos de bates de temas tão caros à democracia que necessitam ser observados à luz da advocacia. A partir de março, a campanha ganhará as ruas.