14/09/2015 - 11:59

Em coluna, Felipe destaca novas melhorias do projeto OAB Século 21

jornal O Fluminense

Mais infraestrutura

Dando continuidade ao projeto 'Mais Justiça', a diretoria da OAB/RJ participou, no dia 8, das inaugurações das salas dos advogados no Juizado Especial Cível (JEC) de Nova Iguaçu e no Fórum de Nilópolis, ambas com seis computadores, acesso à internet e impressora multifuncional, Também foi instalado um escritório compartilhado na sala de Nilópolis.

Novas sedes da OAB em Itaguaí e  Angra dos Reis

As inaugurações também marcaram as visitas às subseções de Itaguaí e Angra dos Reis, no dia 9. Localizadas próximo aos fóruns e de outras instâncias da Justiça, as sedes da Ordem nas duas comarcas tiveram ampliadas a estrutura oferecida à advocacia. Tanto a Subseção de Itaguaí quanto de Angra receberam escritórios compartilhados e auditórios - com capacidade para 30 e 80 lugares, respectivamente -, além dos vários serviços de apoio, como central de peticionamento eletrônico e atendimento administrativo.

'Mais Justiça'

Todas as instalações inauguradas fazem parte do projeto OAB Século 21, que tem por objetivo ampliar e modernizar a estrutura para o trabalho do advogado, e da campanha 'Mais Justiça', iniciada em 2014 para debater e propor melhorias do sistema judiciário. Trinta e cinco das 61 subseções já receberam a comitiva da OAB / RJ este ano, Os dois espaços destinados aos colegas em Itaguaí e angra são conquistas da classe e inserem os colegas na era digital, visto que o computador faz parte permanente do nosso dia a dia de trabalho. Ao investir nas salas, estamos dando condições de trabalho à categoria e devolvendo em serviços a anuidade paga.

Em defesa da floresta Cicuta

A OAB/Volta Redonda participou, no início do mês, do ato "A Cicuta é nossa!", pela preservação da floresta considerada o "pulmão j verde" do Sul Fluminense. Com mais de 131 hectares de Mata Atlântica, entre Volta j Redonda e Barra Mansa, a Cicuta passou a pertencer à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e foi fechada à visitação pública em 2011. Na ocasião, os ambientalistas iniciaram um abaixo- -assinado que será encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Paraíba do sul

Ainda na luta pela preservação do meio ambiente, a Seccional e a Subseção de Três Rios promovem nesta j segunda-feira, dia 14, às 15h, um ato em defesa do Rio Paraíba do Sul, que enfrenta sérios problemas de degradação, provocando risco de abastecimento a vários municípios da Região Metropolitana. O ato será na sede da OAB/Três Rios, que fica a200 ; metros do Paraíba do Sul, um j dos rios mais importantes do Estado. A OAB/RJ cobrará das ações dá Comissão de Direito Ambiental.