13/07/2015 - 11:09 | última atualização em 13/07/2015 - 17:57

Em coluna, Felipe comenta pesquisa que comprovou credibilidade da OAB

jornal O Fluminense

Em mais uma demonstração de sintonia com os anseios da sociedade, OAB foi eleita, em pesquisa nacional realizada pelo Instituto Datafolha, como a entidade civil de maior credibilidade junto à população brasileira. Ao todo, foram ouvidas duas mil pessoas em 135 municípios, e 66% delas afirmam confiar na Ordem. Numa lista composta por 14 instituições, a entidade ficou atrás somente das Forças Armadas. Tal credibilidade só amplia o vínculo da advocacia com o cidadão. Parabenizo todos os advogados por construírem, no dia a dia, esta importante marca.

Pelo fim do financiamento privado

A pesquisa expõe, por outro lado, a crise do sistema partidário do Brasil, visto que os partidos atingiram a última colocação do ranking. Por isso, a OAB/RJ insiste no apoio ao projeto de reforma política que exclui o financiamento privado de campanhas políticas - um dos males que contribui para o descrédito partidário. Outro estudo feito pelo Datafolha, a pedido da OAB, aponta que a grande maioria dos brasileiros, 74% (sete em cada dez), são contrários a essa prática. Pelo levantamento, 79% dos entrevistados disseram acreditar que as doações de empresas estimulam a corrupção.

O Datafolha ouviu 2.125 pessoas em 135 municípios distribuídos pelo país, entre 9 e 13 de junho. A OAB/RJ é defensora do financiamento individual - feito por pessoa física -, por ser mais democrático e eliminar a famigerada prática do "caixa dois".

Barbárie contra a advocacia

Desaparecido desde 23 de maio, o advogado Fernando Félix Ferreira, de 30 anos, foi encontrado morto no dia 3 de julho, sob circunstâncias ainda a serem esclarecidas. Um crime bárbaro que atingiu toda a advocacia fluminense e do país. A OAB/RJ lamenta a morte e se solidariza com os familiares e amigos. Por meio da Comissão de Segurança Pública, a Seccional irá acompanhar o caso, a fim de auxiliar nas investigações policiais e dar apoio jurídico à família. Não vamos descansar enquanto esse terrível homicídio atentado à nossa profissão não for esclarecido, com a devida punição aos responsáveis.

Estatuto da Família

As comissões de Direito de Família e Direito Homoafetivo, da OAB/RJ, promovem na próxima segunda-feira, dia 13, às 18h, na sede da entidade (Av. Marechal Câmara, 150, 9 o andar) um ato público contra o polêmico projeto de lei (PL 6583/13) que trata do Estatuto da Família.

*Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.
Artigo publicado no jornal O Fluminense no domingo, dia 12 de julho de 2015.