18/05/2015 - 12:49 | última atualização em 18/05/2015 - 13:00

Em coluna, Felipe comenta conquista no STJ a favor de prerrogativas

jornal O Fluminense

Prerrogativas respeitadas

A OAB/RJ recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e conquistou mais uma vitória na defesa das prerrogativas constitucionais da advocacia. A corte anulou, a pedido da nossa Seccional, a autorização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio quanto à quebra do sigilo das ligações telefônicas feitas entre advogados e cliente. A decisão contrariava o Estatuto da Advocacia e a própria Constituição. A Ordem reforça que agiu inteiramente para preservar o direito legal da inviolabilidade dessa comunicação. Afinal, em nenhuma democracia do mundo cabe grampo a advogado como prova contra seu cliente. A OAB/RJ continua vigilante a qualquer da categoria.

Qual o futuro da advocacia?

Este é o nome principal do seminário que a OAB/RJ realiza, por meio da Comissão OAB vai à Escola, no próximo dia 26 de maio, a partir das 17h, em sua sede (Av. Marechal Câmara, 150). O evento terá início com um minicurso que abordará as perspectivas do atual mercado para o crescimento do advogado e, em seguida, promove mesas-redondas sobre planejamento estratégico na advocacia e os escritórios na era da tecnologia. Mais informações.

Ampliação em Bangu

Os advogados de Bangu foram beneficiados com novos investimentos que ampliaram a Sala da OAB no Fórum daquela comarca. Em mais uma etapa da ação Mais Justiça, de visitas às unidades da Ordem, o novo espaço conta com layout e equipamentos modernos (seguindo o modelo adotado no projeto OAB Século 21), o que inclui dez computadores de última geração. A sala foi inaugurada na última terça-feira, dia 12, pelo tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, que também homenageou ex-presidentes da subseção de Bangu com a Medalha Roberto Luiz Pereira.

Destaques da Tribuna

Os cursos online sobre o novo Código de Processo Civil, oferecidos gratuitamente pela Seccional a partir de junho, são o tema principal da revista Tribuna do Advogado deste mês. Com aulas online e presenciais pelas 61 subseções da Ordem no Estado, os cursos buscam atualizar a categoria nas diversas (e profundas) mudanças recebidas pelo texto do CPC e que entram em vigor a partir de 2016. A Tribuna destaca ainda os projetos de lei em discussão no Congresso que propõem definir a concepção de família, e que tem a adoção por casais homoafetivos como centro do debate. Acesse todo o conteúdo da revista no site da OAB/RJ.

Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.
Coluna publicada no jornal O Fluminense, no dia 17 de maio de 2015.