02/12/2016 - 13:33 | última atualização em 05/12/2016 - 15:22

Colégio: Felipe anuncia conselho para debater crise na advocacia

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, anunciou a criação de um conselho para tratar da crise da advocacia. Segundo ele, serão convidados a participar presidentes de sindicatos e associações ligadas à classe, representantes do Conselho Seccional e da Caarj, além de ex-presidentes da Ordem. O anúncio foi feito durante a abertura do Colégio de Presidentes de Subseção, realizada nesta quinta-feira, dia 1º, em Cantagalo, Região Serrana do Rio. Veja a cobertura completa

"Tivemos um ano muito difícil. Os sacrifícios serão terríveis, mas temos que dar o exemplo, e cobraremos o mesmo do Judiciário. Peço a reflexão de todos, é preciso entender que novos tempos precisam de novas respostas", sublinhou Felipe.

A notícia foi o ponto alto da abertura do encontro, que vai até domingo e reúne os presidentes das 63 subseções da OAB/RJ. Durante quatro dias, os dirigentes participarão de palestras sobre temas ligados à advocacia e à sociedade e debaterão questões referentes às especificidades de cada região do estado.

Para o diretor do Departamento de Apoio às Subseções da Secccional, Carlos André Pedrazzi, é uma oportunidade de demonstrar união e resolver problemas que afligem a maioria dos colegas. "Nosso trabalho é conjunto, ninguém faz nada sozinho. Temos que minorar as dificuldades que encontramos atualmente na relação com o Judiciário e tratar das demandas dos advogados", afirmou.

Um dos representantes da advocacia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Claudio Allemand é, também, ouvidor da entidade. Convidado especialmente para ministrar uma palestra após a abertura, ele foi mais um a citar as divergências entre a advocacia e o Poder Judiciário. "Temos feito um trabalho [no CNJ] que vem surtindo efeito. É preciso que fiquemos atentos à esta relação, que está muito espinhosa", constatou.

Antes do início da cerimônia, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem aos advogados Humberto Cairo, presidente da Subseção do Méier, e Modesto da Silveira, ambos falecidos em novembro, e às vítimas do acidente aéreo que vitimou, no início da semana, jogadores da equipe de futebol da Chapecoense e jornalistas. O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, usou sua fala para lembrar dos dois colegas. "Humberto e Modesto eram pessoas extremamente devotadas e simples. Perdemos dois grandes nomes da advocacia", lamentou, logo após a mensagem de boas-vindas do anfitrião do evento e presidente da Subseção de Cantagalo, Pedro Rogério Alves.

O presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, falou sobre a organização do evento e demonstrou expectativa em relação ao restante do encontro. "A diretoria do DAS vem revolucionando as reuniões trazendo discussões extremamente relevantes para nossa classe", elogiou.

Formaram a mesa do evento, ainda, a secretária-adjunta da OAB/RJ, Ana Amelia Menna Barreto; o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira; e os coordenadores regionais do DAS Samuel Mendes, Denise de Paula, Sérgio Ricardo e Fábio Luiz.