01/12/2011 - 12:29

COMPARTILHE

Colegas comemoram vitória por honorários de sucumbência na JT

redação da Tribuna do Advogado

A Diretoria da OAB/RJ esteve na manhã desta quinta-feira, dia 1º, na porta do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-1) para conversar com os advogados sobre a recém-aprovação, na Câmara, do projeto elaborado a partir de proposta da OAB/RJ que obriga o pagamento dos honorários de sucumbência na Justiça do Trabalho.

Distribuindo cerca de 2 mil panfletos a colegas que entravam no Tribunal, os presidentes da OAB/RJ, da Caarj, do Sindicato dos Advogados e da Comissão de Justiça do Trabalho da Seccional - Wadih Damous, Felipe Santa Cruz, Álvaro Quintão e Ricardo Menezes -, puderam ver de perto a satisfação dos advogados trabalhistas com a possibilidade de a lei ser aprovada no Senado e, posteriormente, sancionada.

"O que ocorre hoje é uma injustiça com o advogado trabalhista, que se sente desprezado diante de profissionais de outras áreas. Parece que o nosso trabalho não é essencial", afirmou Sônia Ramos fazendo referência, também, ao fim do jus postulandi - possibilidade de a parte ingressar numa ação sem ter um advogado -, que também faz parte do projeto de lei.
 
Para Victor Rodrigues, a nova lei pode impulsionar os acordos e ajudar na celeridade processual. "Como vai ter um valor a mais para a parte perdedora pagar, os processos podem passar a ser resolvidos até na primeira audiência, ajudando a diminuir essa quantidade imensa de processos que hoje existem na Justiça do Trabalho".
Abrir WhatsApp