09/05/2012 - 08:39

CNJ priorizará processos contra juízes

jornal O Estado de S. Paulo

Em sua primeira sessão na presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Carlos Ayres Britto afirmou ontem que priorizará na pauta de julgamentos as sindicâncias e processos disciplinares abertos contra juízes suspeitos de ilegalidades, como venda de sentenças judiciais.

"Com bate cerrado ao patrimonialismo a partir de nossa pauta", disse. Ainda ontem, o conselho decidiu afastar do cargo e abrir processo administrativo contra o desembargador Carlos Souza, do TJ do Tocantins, suspeito de ter recebido dinheiro para mudar ordem de pagamento de precatórios.

O CNJ também aprovou proposta para criar um Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa, com objetivo de garantir a liberdade de imprensa.