06/03/2013 - 11:57 | última atualização em 06/03/2013 - 11:59

CNJ confirma punição a juiz maranhense

jornal O Globo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem, por 9 votos a 5, manter a pena de aposentadoria compulsória ao juiz Luís Jorge Silva Moreno, do Tribunal de Justiça do Maranhão, por exercer atividade político-partidária - algo proibido a magistrados pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional. A aposentadoria foi determinada em 2009 pelo tribunal onde ele atuava. 0 magistrado havia recorrido ao CNJ, que confirmou a punição. Silva Moreno alegou que não houve atividade política, mas uma atuação social tá expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos" A nota informa que, prova disso, é a audiência marcada para a quinta- feira com Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova York.

O presidente da Associação dos Juizes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo, reagiu com indignação à atitude de Barbosa.

- Ao reagir mal a uma simples pergunta de um repórter do jornal "O Estado de S. Paulo" o ministro Joaquim Barbosa demonstrou sua intolerância à contrariedade. O Código de Ética da Magistratura recomenda aos magistrados cortesia, prudência e serenidade nas suas relações, dispondo, ainda, que ao magistrado é vedado procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções - disse.