27/05/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Cláusula de barreira para advogados iniciantes em debate

Cláusula de barreira para advogados iniciantes em debate


Da redação da Tribuna do Advogado

27/05/2011 - Debatendo, principalmente, a aprovação, pelo Conselho Federal, da redução da cláusula de barreira a advogados iniciantes, de cinco para três anos, para a participação nos Conselhos Seccionais e Federal da Ordem, a abertura do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Advogados Iniciantes lotou o Plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues, na sede da OAB/RJ, dia 26.

O presidente da Comissão Nacional de Advogados Iniciantes, Paulo Brincas, comemorou o avanço, mas frisou que ainda resta uma luta operacional pela alteração no Estatuto: "A questão agora deve ser levada para o Congresso Nacional para que a idade determinada pela cláusula seja efetivamente reduzida. Já existe um Projeto de Lei em tramitação, que aguardava o posicionamento da OAB. Com a aprovação, o próximo passo é buscar apoio entre os parlamentares", explicou.

Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o papel da Ordem é fazer com que os jovens advogados se orgulhem de sua profissão: "Nós devemos valorizar a advocacia e ter noção, também, de que ela não começa conosco. É uma eterna troca". O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Felipe Santa Cruz declarou que a participação dos advogados iniciantes é fundamental para a existência da OAB: "É nosso dever desperta-los para a paixão desse trabalho em conjunto".

Ressaltando o orgulho em sediar o evento e ver tantos jovens querendo lutar pela classe, o presidente da OAB Jovem, Rafael Rihan, disse que o objetivo principal do Colégio é proporcionar uma troca de experiências entre os colegas e, a partir daí, encaminhar novas propostas ao Conselho Federal e seccionais.

Compuseram também a mesa de abertura o Conselheiro Federal Marcus Vinícius Cordeiro e o secretário de assuntos externos da OAB Jovem e membro da Cnaai, Eduardo Valença. O encontro se estenderá até o dia 28 de maio, quando será realizada a leitura da Carta do Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver e comentar as fotos do evento.

Abrir WhatsApp