06/05/2010 - 14:54

Cidadão Boilesen será exibido gratuitamente dia 16

Da redação da Tribuna do Advogado

06/05/2010 - A Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação (ASA) e o Instituto Casa Grande vão promover, no dia 16, às 17h, uma exibição gratuita do filme Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, na sala de vídeo da ASA, em Botafogo. O evento, que vai exibir também os filmetes da Campanha pela Verdade, tem como objetivo apoiar a criação da Comissão Nacional da Verdade, do governo federal.

O filme, premiado em 2009 no festival É tudo verdade, no Cinesul, no Recine e no Festival do Rio, conta como parte do empresariado brasileiro financiou a Operação Bandeirantes (Oban), um dos principais órgãos de repressão da ditadura militar.

A partir da trajetória do ex-presidente da Ultragás, Henning Boilesen, morto pela guerrilha em 1971, o documentário revela a ligação política e econômica entre civis e militares no combate à resistência armada contra a ditadura.

A sala de exibição fica na rua São Clemente, 155, Botafogo