21/05/2015 - 16:36

COMPARTILHE

Chalréo integra missão internacional de direitos humanos

redação da Tribuna do Advogado

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Jurídica (CDHAJ) da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, integrou, no início de maio, a missão internacional de direitos humanos em solidariedade ao advogado e membro do parlamento do Kuwait Abdul Hameed Dashti, processado pelo Estado do Bahraini por crime de opinião perante uma Corte Constitucional de Primeira Instância. Com as acusações, foi instaurado um processo contra Dashti por suposta incitação e conspiração contra o Bahraini, que segundo as normas constitucionais do Kuwait poderia levar o advogado a uma pena mínima de um a três anos de reclusão ou até mesmo à prisão perpétua.

Segundo Chalréo, o que aconteceu a Dashti atinge a todos os advogados do mundo. “É uma situação preocupante, pois envolve o direito de manifestação e expressão de um colega. Nossa missão foi de união. Estamos juntos com ele na defesa desse direito”, explicou o presidente da CDHAJ.

Chalréo entregou um botom da OAB/RJ em sinal de apoio a Abdul Dashti, usado pelo advogado durante todo o julgamento e durante as entrevistas coletivas.
 
A Corte decidiu suspender o julgamento por não haver encontrado indícios de crime de opinião cometidos pelo acusado.
Abrir WhatsApp