05/02/2018 - 15:48 | última atualização em 26/02/2018 - 11:39

COMPARTILHE

Cevenb exibirá documentário Soldados do Araguaia

redação da Tribuna do Advogado

A primeira atividade da Comissão da Verdade da Reparação Negra no Brasil (Cevenb) em 2018 será a exibição do documentário Soldados do Araguaia, de Belisário França, no dia 2 de março, às 16h. O evento confirma a parceria entre a comissão e a Produtora Giros, que realizou, em 2017, mais de 70 exibições do filme Menino 23, em várias seccionais e subseções do país, propagando o debate sobre a reparação da escravidão e trabalho escravo contemporâneo.

O documentário retrata, a partir dos depoimentos dos sobreviventes da missão, quarenta anos depois, a ida de um grupo de soldados de baixa patente à Amazônia a fim de exterminar a chamada Guerrilha do Araguaia, movimento de luta armada contra a ditadura.

O presidente da Cevenb, Humberto Adami, que também preside a comissão estadual sobre o tema no Rio de Janeiro, explica que o documentário Soldados do Araguaia mostra que alguns soldados sequer sabiam o que estavam fazendo lá. “O que eu pude apurar, logo na primeira vez que assisti ao filme, é que a grande maioria dos soldados eram pretos e pardos. Foram esses que foram recrutados e que, no Araguaia, presenciaram a tortura e a realidade das vítimas da ditadura”, disse.

A exibição do documentário será na sede da Seccional, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar.
Abrir WhatsApp