29/03/2011 - 15:49

Certificação digital entra na pauta da OAB/RJ para a Baixada Fluminense

29/03/2011 - A reforma de sedes e salas em todo o estado, além da estruturação desses espaços para a utilização da certificação digital estão entre compromissos da OAB/RJ e da Caarj em 2011. De acordo com o presidente da Caixa e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Felipe Santa Cruz, todas as salas modernizadas pelo projeto OAB Século 21terão instalados os softwares de cada tribunal para o peticionamento eletrônico e dos leitores de cartões para a certificação digital dos colegas.

"A Ordem está reafirmando seu objetivo de oferecer de serviços para os advogados, especialmente, em relação à digitalização da Justiça. O Século 21, em grande parte, já abrange o peticionamento eletrônico. O que faltavam eram os leitores de cartão e o treinamento de funcionários sobre o assunto. E estamos investindo nisso", afirmou Felipe.

Segundo ele, as salas da OAB nos fóruns servirão como centrais de peticionamento eletrônico, complementando o atendimento das centrais de inclusão digital, anunciadas no Colégio de Presidentes das Subseções, realizado em fevereiro.  "As novas salas que estamos inaugurando, como a de Cachoeiras de Macacu, por exemplo, já estão prontas para isso. Elas contam com internet, leitores de cartão e todos os programas dos tribunais", informou.

Na Baixada, o trabalho de reforma das salas começou por Nova Iguaçu, onde um novo espaço foi inaugurado no prédio que agora abriga a Justiça do Trabalho. Além dele, a sede de Belford Roxo passou por um pequena reforma, enquanto o novo endereço da Subseção não é definido. "Precisamos apenas decidir em qual terreno a sede será construída. A obra é uma garantia para este ano", disse Felipe, lembrando que a subseção agora também conta com internet móvel (3G), já que a banda larga utilizada pela Seccional em outros municípios não pôde ser instalada no local por motivos técnicos.

Segundo ele, a nova sede de Queimados é outra promessa para 2011, assim como a reforma no prédio da OAB/Nilópolis. "São localidades que necessitam muito dessas melhorias e que, há tempos, vêm reivindicando o projeto em suas sedes".

Em Paracambi, o OAB Século 21 está finalizando a reforma da sala do Fórum de Paulo de Frontin e, em Magé, de quatro salas, localizadas na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal e nos fóruns de Inhomirim e Guapimirim. "A previsão é de que essas obras sejam concluídas ainda no primeiro semestres", anunciou o diretor do DAS.