30/01/2015 - 14:08

COMPARTILHE

Certidões podem ser conferidas pela internet

Jornal do Commercio

Desde o último dia 26, informações sobre registros de nascimentos e óbitos poderão ser consultadas de forma online e gratuita pela página da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) na internet.

Com a ferramenta, será possível localizar em qual serviço extrajudicial se encontra o registro de nascimento ou óbito, facilitando assim a obtenção de segundas vias de certidões.
O sistema permite aos cidadãos, aos órgãos judiciais e demais órgãos públicos a obtenção de informações relativas a registros de nascimento e óbito realizados em todo o estado desde agosto de 2007. De posse da informação sobre a origem do registro, o usuário pode dirigir-se a qualquer Serviço de Registro Civil de Pessoas Naturais para solicitar a certidão desejada.
 
O banco de dados foi implementado pela Corregedoria em 2010, permitindo aos magistrados a localização de registros de nascimento e óbito para instrução de processos judiciais, cíveis ou criminais. Agora, ele está disponível a toda a população.
 
Para que o cidadão realize a consulta ao Banco de Nascimento e Óbito, é necessário informar os dados relativos ao nome da pessoa, ao nome da mãe, ao nome do pai, à data de nascimento, à data de óbito ou ao CPF. A consulta deve ser feita diretamente pela página da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do ícone de acesso rápido ou pela opção "Extrajudicial-Para o Cidadão".
 
O Banco de Nascimento e Óbito apresenta-se como importante ferramenta de acesso à cidadania, permitindo a localização de informações sobre registros de nascimento e de óbito. É de grande utilidade ainda em calamidades pública. 
Abrir WhatsApp