09/03/2016 - 13:17

Cerimônia no STJ lança 13ª edição do Prêmio Innovare

site G1

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 8, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a 13ª edição do Prêmio Innovare, que prestigia práticas inovadoras que contribuem para a maior eficiência, bom funcionamento e modernização da Justiça brasileira.

Desde 2004, quando foi criado, o Innovare já premiou dezenas de iniciativas em todo o país e, só na edição do ano passado, recebeu 667 projetos. As inscrições para a edição deste ano começaram no último dia 1º de março e vão até 12 de maio, e podem ser feitas pelo site http://www.premioinnovare.com.br/inscricoes.

Podem concorrer ao prêmio as práticas nas categorias Juiz, Tribunal, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, com o tema livre, além de Justiça e Cidadania, pelo qual qualquer profissional, entidade ou órgão pode apresentar ideias bem sucedidas em execução para o aperfeiçoamento do sistema judicial. As práticas vencedoras, eleitas por um grupo de juristas, serão conhecidas e premiadas em dezembro.

Na cerimônia desta terça, o presidente do Instituto Innovare, Carlos Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que o tema livre de todos os trabalhos é um estímulo à imaginação de quem trabalha com a Justiça.

Não há tema fechado, tudo é absolutamente aberto, para que haja melhor incitação ao exercício da imaginação. Para citar Mário Quintana, imaginação é a memória que enlouqueceu. Pensar fora da caixa é exatamente o que propõe o Innovare a partir de seu próprio nome, abertura para o novo, afirmou.

Presidente do STJ, o ministro Francisco Falcão destacou, e rápido discurso, a importância do prêmio para eficiência, criatividade, desburocratização e qualidade do sistema judiciário. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho ressaltou que o momento de crise no país reforça a necessidade de criatividade para que as instituições possam responder a ela.

Que as sugestões, propostas, ideias sejam realmente inovadoras. [] Estou convencido que temos dar cada vez mais efetividade às decisões de primeira instância, não só na esfera do direito penal, mas em todas as outras esferas [] Temos também que ser realmente os juízes que estimulam a conciliação, prestigiar a negociação coletiva, especialmente na minha área, da Justiça do trabalho, enfatizou.

Premiado no ano passado na categoria Juiz, o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza disse que o prêmio Innovare é um atestado de qualidade. Já faz com que as pessoas admirem antes de conhecer a iniciativa, destacou, acrescentando que seu projeto, que promove o apadrinhamento de crianças e adolescentes em situação de abandono, se transformou em lei no Rio de Janeiro.

Não trata somente de inovação, vejo como renovação do ânimo, da energia para enfrentar a precariedade do dia do dia. E renovação do Judiciário e de um mundo melhor, completou.

O Prêmio Innovare é realizado pelo Instituto Innovare, Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e conta com o apoio do Grupo Globo.