29/05/2013 - 13:15 | última atualização em 29/05/2013 - 14:34

Central Digital chega ao Méier

redação da Tribuninha

Mais computadores na sala do Fórum e uma Central de Peticionamento Eletrônico na sede. A OAB/Méier é a mais nova subseção preparada para atender aos advogados no que tange o processo eletrônico. Inaugurados nesta terça-feira, dia 28, os novos equipamentos fazem parte da segunda etapa do projeto OAB Século 21, que readapta os espaços atendendo a nova demanda gerada pela digitalização da Justiça.

No Fórum, seis computadores novos, aumentando para 11 a quantidade de máquinas disponíveis para os advogados. "Tínhamos muita fila para usar os computadores. Prova de que mais máquinas eram necessárias”, observou Humberto Cairo, presidente da OAB/Méier.

Se hoje, uma das maiores necessidades dos advogados é voltada para o processo eletrônico, é nossa responsabilidade criar centrais que supram esta demanda
Felipe Santa Cruz
presidente
Na sede, uma Central de Peticionamento Eletrônico, com dois computadores, impressora multifuncional e um funcionário capacitado para auxiliar colegas com dificuldades ou dúvidas. De acordo com o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, todas as subseções do estado terão este mesmo modelo de Central Digital. Que, além dos equipamentos, contam ao menos com um funcionário habilitado para sanar dúvidas sobre o processo eletrônico.

Para o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a Ordem tem obrigação de atender as necessidades dos advogados, revertendo em serviços o dinheiro das anuidades. "Se hoje, uma das maiores necessidades dos advogados é voltada para o processo eletrônico, é nossa responsabilidade criar, nas sedes das subseções e salas dos fóruns, centrais de peticionamento que supram esta demanda. Eu sei que por lei este é um encargo dos tribunais, mas ficar parado significa afastar da profissão centenas de colegas", disse.

Segundo Felipe, a sensação de dever cumprido aparece em momentos como o presenciado no Fórum do Méier, em que ao entrar na sala para a inauguração dos novos computadores, pôde ver que todos estavam sendo utilizados pelos advogados. "Em momentos como este, posso observar que investimos em algo fundamental para a profissão. A melhor forma de responder as reivindicações da advocacia é esta: atendendo ao que ela espera do trabalho de uma OAB. Dentro dos problemas financeiros da Seccional conseguimos disponibilizar serviços importantes. Nesses espaços não há luxo, e sim equipamentos indispensáveis para nossa profissão", ponderou o presidente.

Ter advogados satisfeitos ao usarem as novas dependências da 55ª Subseção representa, para Humberto Cairo, um contentamento com a OAB/RJ. "Razão pela qual me sinto orgulhoso de pertencer a esta administração. É um direito dos advogados receberem da Ordem retribuição e conforto, necessários para o trabalho", analisou.

Entrega de carteiras encerra comemorações

Oito advogados e sete estagiários receberam a carteira da Ordem pelas mãos do presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz. Entre eles, Paulo Fernandes Andrade, que aos 73 anos emocionou os presentes ao evento. "Consegui me formar no Ensino Médio há cinco anos, quando ingressei na Faculdade de Direito. Hoje, recebo a carteira que me torna hábil a advogar e seguir sonhando", disse.

Aos novos advogados, Felipe ressaltou a importância de participar da rotina das subseções. "A Ordem do Méier forte representa uma sociedade forte, com juízes que respeitam os advogados", afirmou.
Para os estagiários, a promessa de extensão de serviços hoje voltados somente para os advogados. "Uma série de medidas extensivas estão sendo discutidas para atender aos estagiários", adiantou Felipe.
Participaram das inaugurações da OAB/Méier, além do presidente e o tesoureiro da Seccional, os assessores da Presidência da OAB/RJ, Anderson Prézia e Willian Muniz, e o presidente da Subseção de Bangu, Ronaldo Barros.