30/10/2017 - 11:54 | última atualização em 31/10/2017 - 11:17

COMPARTILHE

Cejusc da Leopoldina realiza sessão de mediação por videoconferência

redação da Tribuna do Advogado com informações do Cejusc Leopoldina

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Leopoldina inovou seus procedimentos de solução de conflitos e utilizou, na última semana, o função de videoconferência do aplicativo WhatsApp para realizar a sessão de mediação de um casal que estaria definindo o litígio de divórcio desde 2012. A ideia de usar o programa foi da mediadora judicial sênior, Evelyn Isabel Castillo Arevalo, com auxílio da co-mediadora Narrima Estephanio. 
 
Uma das partes, presente à audiência, informou que a parte contrária teria interesse de estar presente, no entanto, como mora no Ceará, não teria condições financeiras de comparecer.  Assim, conforme dispositivo do novo Código de Processo Civil, que autoriza a utilização da videoconferência nesses casos, a audiência ocorreu após a concordância das partes, com a presença da defensora pública. 
 
“A ideia foi abreviar o tempo, os custos, facilitar a aproximação para o diálogo e restaurar o vínculo da comunicação para sanar o impasse. Se fôssemos aguardar o retorno da carta precatória e a compra de uma passagem, talvez nunca ocorresse a audiência devido às condições financeiras de ambas as partes. A experiência mostra que o processo continuaria por mais longos anos. Com a sessão virtual via WhatsApp, as partes chegaram a um consenso e fecharam acordo quanto ao divórcio respeitando as cláusulas previstas na dissolução do casamento", disse Arevalo. 
Abrir WhatsApp