13/06/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Ceat leva pleitos dos advogados à Receita Federal

Ceat leva pleitos dos advogados à Receita Federal


Da redação da Tribuna do Advogado

 

13/06/2011 - Os pleitos e reclamações dos advogados e estagiários que atuam junto à 7ª Região Fiscal da Receita Federal foram discutidos em reunião da Comissão de Assuntos Tributários (Ceat) da OAB/RJ com a Superintendência da Receita, na última quarta-feira, dia 8. A longa espera para protocolar petições, especialmente em relação a prazos, levou a comissão a sugerir que fosse liberado o atendimento das pessoas jurídicas no Centro de Atendimento aos Contribuintes (CAC) - Laranjeiras, exclusivamente para essa finalidade.

 

A presidente da Ceat, Daniela Gusmão, e os membros Marcus Abraham, Adriana Clemente e Eduardo Kiralyhegy reuniram-se com a Superintendente da 7ª RF, Eliane Polo, e a delegada Monica Barreto, debatendo questões que, desde 2009, haviam sido encaminhadas pela comissão por meio de ofícios solicitando providências para sanar as dificuldades de agendar o protocolo de petições, entre outras. A delegada da Receita informou que a sugestão da Ceat será analisada, e que também está sendo estudada a possibilidade de o atendimento no CAC-Centro passar a se restringir às questões relativas à obtenção ou renovação de certidões. Os demais serviços seriam direcionados aos demais CACs, como forma de desafogar a unidade no Centro e agilizar o atendimento.

 

"As reuniões foram produtivas e acredito que vamos obter resultados consistentes no médio prazo. O mais importante, no momento, é que encontramos ótima receptividade e abrimos uma porta de diálogo franco e permanente com a Receita", avaliou a presidente da Ceat após a reunião.

Outro assunto considerado importante, para todos os contribuintes, e para o qual a delegada pediu a colaboração da Ceat na divulgação foi o percentual de pessoas físicas - mais de 50% - que perderam o prazo para informar os débitos que seriam incluídos no parcelamento da Lei nº 11.941/2009 (Refis). A prorrogação do prazo deverá ser aprovada e anunciada pela Receita nas próximas semanas. Segundo Monica, é provável que também o prazo para consolidação das pessoas jurídicas seja prorrogado.

A dificuldade de os advogados obterem vistas de processos administrativos foi outro tema abordado no encontro. A delegada disse que o processo eletrônico será a solução para esse problema, à medida que for reduzida a quantidade de atendimentos diários nos CACs e seja possível direcionar o trabalho para a digitalização de todos os processos, para que estejam disponíveis para consulta no e-CAC. No entanto, isso só deverá ocorrer a médio ou longo prazo. Desde janeiro, os processos novos já são eletrônicos.

 

Os integrantes da Ceat reuniram-se também, no mesmo dia, com o procurador regional da Fazenda Nacional da 2ª Região, Agostinho do Nascimento Netto. O tema do encontro foi a dificuldade de obtenção de cópias de processos administrativos em razão da centralização dos pedidos nos CACs. A sugestão apresentada foi que os advogados possam ser atendidos na Procuradoria na hipótese de falta de retorno quanto ao pleito. Neste caso, o atendimento passaria a ser feito de forma conjunta pelos CACs e a Procuradoria. A Ceat formalizará a solicitação nos próximos dias.

Abrir WhatsApp