03/09/2018 - 15:47 | última atualização em 06/09/2018 - 17:33

COMPARTILHE

Casa Celso Fontenelle oferece curso semanal gratuito de prerrogativas

redação da Tribuna do Advogado

Desde o início de julho, a Seccional promove, no auditório da Casa das Prerrogativas Celso Fontenelle, curso semanal gratuito sobre os direitos do advogado no exercício da profissão. As aulas acontecem toda quarta, a partir das 15h, e são divididas em três módulos, cada um com uma hora de duração: cível, criminal e processo eletrônico. "Nosso objetivo é fazer desse novo espaço uma referência intelectual e de formação da advocacia, além de promover a nossa estrutura de reação às violações, que já funciona em todo o estado", explicou o tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira.
 
Os colegas têm lições sobre as prerrogativas ligadas ao processo eletrônico, nas quais são abordadas questões como a indisponibilidade de sistema, a falta de acesso ao sistema de Grerj, os horários de distribuição e despacho presencial, os processos com segredo de Justiça e a juntada de procuração e o sigilo da contestação até a audiência nos juizados especiais. Também é traçado um quadro sobre as questões atinentes ao tema já atacadas e resolvidas pela Seccional.
 
O módulo de prerrogativas criminais, que começa sempre às 16h, trata da atuação dos advogados em delegacias, incluindo a imunidade material da palavra do advogado, a prisão em flagrante, a inviolabilidade dos instrumentos e do local de trabalho, os procedimentos de busca e apreensão, o acesso aos autos criminais, a entrevista com o preso e o abuso de autoridade.
 
Em seguida, às 17h, dentro do módulo cível, são debatidas as formas de tratamento ao advogado, as prerrogativas das advogadas, o despacho com o magistrado, a vista de autos, o desagravo público, os honorários advocatícios e a mediação.
 
Formam o corpo docente os advogados Vinícius Saldanha Marinho, Taiane de Assis, Thiago Camel, Lucas Tiné,  Marcos Fabricio Barboza Souza, Karen Calábria e Renato Teixeira de Sousa, que é procurador da Comissão de Prerrogativas, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Seccional e coordena o curso.
 
Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou por meio do telefone (21) 3916-0210.
Abrir WhatsApp