18/02/2014 - 16:47 | última atualização em 20/02/2014 - 10:04

Casa do Advogado: Felipe confere últimos ajustes para inauguração de quinta

Espaço contará com escritórios compartilhados  |  Foto: Bruno MarinsParedes pintadas, computadores em cima das mesas mas ainda com capa, bebedouro, fachada finalizada: está praticamente tudo pronto para a inauguração da Casa do Advogado Celso Fontenelle, que será aberta à advocacia nesta quinta-feira, dia 20, às 18h. O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, esteve no local nesta segunda-feira, dia 18, conferindo os últimos ajustes.

"Planejamos a criação da Casa do Advogado em frente ao Fórum Central pensando nos colegas que usam muito o tribunal e precisam de um facilitador para seu exercício profissional. A grande procura ao espaço que já existe na Lapa, próximo ao Tribunal Regional do Trabalho, demonstra a importância desse tipo de unidade para os advogados militantes", detalhou Felipe.

Localizado no número 64 da Avenida Erasmo Braga, o imóvel, que passou por reformas desde que foi alugado, em 2013, funcionará nos moldes da Casa do Advogado da Rua do Rezende, na Lapa, e contará com: 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, 13 computadores para processo eletrônico, Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia e impressão, guarda-volumes, entre outros.

Espaço terá nome do advogado Celso Fontenelle
Na última semana, Felipe decidiu que o espaço teria o nome do ex-presidente da Secional Celso Fontenelle um "civilista símbolo de dedicação à profissão", como descreveu. "Desde que era estagiário, e depois já no tempo de formado, via o doutor Celso quase todos dias no Fórum, circulando pelos corredores, militando no balcão. É justo que a Casa do Advogado, que atenderá os colegas que atuam nesse mesmo Fórum, homenageie um civilista símbolo de tamanha dedicação à profissão".

O carioca Celso Augusto Fontenelle nasceu em 17 de dezembro de 1916. Advogado desde abril de 1939, foi presidente da OAB/RJ por dois mandatos (1995/1998 e 1998/2001), além de ter ocupado os cargos de vice-presidente (1991/1993 e 1993/1995) e conselheiro da Comissão de Sindicância e da Comissão de Prerrogativas, e de ter sido membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) do conselho da entidade. Foi também integrante do Conselho Superior do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB).

Em 2004, então com 88 anos, Fontenelle foi o quinto advogado homenageado pelo Conselho Federal da OAB dentro do Projeto Memória, que busca resgatar os nomes que fazem parte da história da advocacia no Brasil e contribuíram para as atividades da entidade. Na ocasião, ele agradeceu a homenagem mencionando a militância diária no Fórum. "Lá encontrei estagiários e advogados, serventuários, juízes e desembargadores e, digo a vocês, me apaixonei por essa gente toda. Lá me sinto bem". Nessas idas diárias ao tribunal, conjugava o rigor do terno e gravata ao despojamento de motociclista – até os 87 anos, esse era o seu meio de transporte predileto para trabalhar. Faleceu em dezembro de 2011, poucos dias antes de completar 95 anos.