15/08/2013 - 14:44 | última atualização em 15/08/2013 - 14:42

COMPARTILHE

Carlos Cachaça e Monarco homenageados na Rádio OABRJ

redação da Tribuna do Advogado

Continuando com as homenagens aos grandes nomes da música brasileira, a Rádio OABRJ terá, nestas quarta, quinta e sexta-feiras, programação especial lembrando Orestes Barbosa, Carlos Cachaça e Monarco.
 
Na quinta-feira, dia 16, exatos 14 anos após falecer, Carlos Moreira de Castro, o Carlos Cachaça, é o homenageado. Um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, o compositor terá clássicos como Alvorada (com Cartola e Hermínio Bello de Carvalho), Quem me vê sorrindo (com Cartola) e Não quero mais amar a ninguém (com Cartola e Zé da Zilda) executados durante o especial.
 
Líder da Velha Guarda da Portela, Monarco completa 80 anos sábado, dia 17. Na véspera, o autor de Lenço (com Chico Santana) terá sua obra rememorada no Portal da Seccional. Parceiro de sambistas de todas as épocas, de Paulo da Portela a Zeca Pagodinho, Monarco serve de inspiração para várias gerações de artistas. Entre seus maiores sucessos estão Vai vadiar (com Ratinho), Quitandeiro (com Paulo da Portela) e Tudo menos amor (com Walter Rosa).
 
Falecido em 15 de agosto de 1966, no Rio de Janeiro, Orestes Barbosa ficou conhecido, também, como grande jornalista e cronista. Nesta quarta-feira, na véspera de sua morte completar 47 anos, suas composições com Noel Rosa, Francisco Alves e Silvio Caldas – com quem fez sua obra-prima, Chão de estrelas – foram destaque na programação da rádio.
 
Além de blocos dedicados aos homenageados, a Rádio OABRJ traz, também, faixas de áudio com a biografia dos compositores.
 
Disponível online com acesso pelo site da Seccional, a rádio tem uma programação de notícias ligadas à advocacia e ao mundo jurídico. Produz, também, o programa Cliques do Fique digital, em que a professora Ana Amelia Menna Barreto fala sobre certificação digital e peticionamento eletrônico. O repértorio musical é composto, basicamente, por Música Popular Brasileira, com destaque para o Bloco do Choro, que, de uma em uma hora, apresenta composições novas e tradicionais do gênero instrumental tipicamente carioca.
 
O veículo pode ser acessado, também, por meio de smartphones que utilizem os sistemas operacionais Android e iOS. Para escutar a rádio a partir de celulares com sistema Android, os usuários devem buscar o aplicativo específico e gratuito na loja virtual Google Play, pelo próprio aparelho ou no site. Aos que utilizam produtos fabricados pela Apple, basta acessar o endereço www.oabrj.org.br/radio.
 
Nos programas especiais já foram lembrados o cantor e compositor Toquinho, o centenário do compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o compositor Chico Buarque, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Nelson Sargento e Jackson do Pandeiro, além da Semana do Rock, com uma programação especial dedicada ao gênero.
 
 
Abrir WhatsApp