25/05/2015 - 18:19 | última atualização em 01/06/2015 - 15:31

Caravana da Ordem passou por seis subseções na última semana

Continuando com as visitas ao interior do estado, a caravana da OAB/RJ percorreu a Região dos Lagos e passou por seis municípios durante a última semana: Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Araruama, Cabo Frio e Búzios. Em todos os locais, ex-presidentes das subseções foram homenageados com a medalha Roberto Luís Pereira.

Na quarta-feira, dia 20, em Maricá, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, inaugurou as instalações do escritório compartilhado e a nova central digital, que foi totalmente reformada nos moldes do programa OAB Século 21. Ele também conversou com os colegas da região e ouviu suas demandas.

O presidente da OAB/Maricá, Amilar Dutra, agradeceu a massiva presença da classe no encontro. "É muito importante reunir os colegas da cidade. Hoje tivemos a oportunidade homenagear os ex-presidentes e advogados que fizeram história na Subseção de Maricá. Como presidente, procuro estar presente no fórum e atender prontamente às solicitações. É minha função e exerço com muita alegria", disse.

Na tarde do mesmo dia, o grupo se dirigiu a Rio das Ostras, onde uma das pautas discutidas foi a situação da Vara de Família da cidade, criada em 2014 e que, segundo o presidente da subseção, Alan Macabú, nasceu fadada ao fracasso. "Era uma reivindicação emergencial, mas foi aberta já com um acervo de 7 mil processos e sem juiz titular", reclamou.

A quinta-feira, dia 21, foi reservada para visitas a São Pedro da Aldeia e Araruama. Nas duas cidades os dirigentes da OAB/RJ se reuniram com os advogados locais. Uma das principais reclamações foi a falta de juízes. "As comarcas de São Pedro da Aldeia e de Iguaba precisam de juízes. O conceito de celeridade que aprendemos no primeiro semestre da faculdade não existe na prática", lamentou o presidente da subseção de São Pedro da Aldeia, Julio Cesar Pereira.

Em Araruama também foi realizada uma cerimônia de entrega de carteira a novos advogados. A presidente local, Rosana Jardim, desejou sucesso aos novos profissionais: "Aqui é a casa de vocês, lugar onde poderão buscar respaldo e apoio. A partir de hoje, sintam-se em casa. Eu estou à disposição. No caso de problemas, não hesitem em entrar em contato comigo e, se eu não puder resolver, com Seccional, que é nossa parceira", destacou.

Fechando a semana, o tesoureiro da OAB fluminense, Luciano Bandeira, representou Felipe nos encontros de Cabo Frio e Búzios, onde mais uma vez conversou com os colegas e ouviu elogios à iniciativa de percorrer as unidades da Ordem no estado. "A OAB/RJ tem dado atenção a todas as subseções. A decisão de viajar pelo interior é louvável", sublinhou o presidente da OAB/Cabo Frio, Eisenhower Dias.

Em Búzios, Luciano participou da inauguração da nova Sala dos Advogados no fórum e falou sobre a importância do projeto OAB Século 21, que moderniza as instalações utilizadas pelos profissionais da advocacia. "Não priorizamos o luxo. Os moveis são simples, mas os computadores são novos e atendem o advogado que precisa. Os espaços oferecem o retorno do valor pago de anuidade e dão condição para o exercício da profissão", explicou.