21/08/2014 - 17:52 | última atualização em 26/08/2014 - 15:49

COMPARTILHE

Capacitação de policiais será foco de ações conjuntas contra o racismo

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) e a Polícia Militar (PM) vão fazer uma agenda de ações voltadas para combater práticas racistas da polícia. Será elaborado um curso a distância sobre políticas de igualdade racial, um processo de reciclagem dos policiais que já tiveram desvio de conduta em casos de racismo e uma ementa para alteração da grade curricular do curso de formação de oficiais e praças, a fim de incluir o tema. As práticas, estabelecidas no contexto do decreto que estabeleceu o Plano Estadual de Promoção de Igualdade Racial (44.204/2013), foram definidas segunda-feira, dia 18, em reunião com o comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luis Castro Menezes.
 
"No encontro, debatemos, principalmente, sobre o eixo segurança pública, racismo e juventude, lembrando casos recentes de violência policial contra negros", relata o secretário-geral da comissão e superintendente do núcleo de promoção de igualdade racial do estado Rogério Gomes. Entre os episódios tratados estava o dos policiais acusados de levar menores ao alto do Morro do Sumaré, na Tijuca, e assassinarem um deles.
 
A comissão da Seccional fará, também, um seminário de dois dias para comemorar o Mês da Consciência Negra, em novembro, e que contará com a presença das forças de segurança do estado.
 
Abrir WhatsApp