28/02/2013 - 09:34 | última atualização em 28/02/2013 - 11:42

COMPARTILHE

Em Campinas, 82% dos advogados não tem certificação digital

jornal O Globo

Faltando cinco dias para a implantação do modelo de trabalho com processos digitais, pelo menos 82% dos 10 mil advogados registrados em Campinas (SP) não possuem a certidão que permite acesso ao sistema, emitida pela OAB. Com ela, os defensores acompanharão os casos pela internet, sem a necessidade de comparecer à Cidade Judiciária.
 
Segundo a assessoria da OAB/SP, 1,3 mil profissionais receberam o certificado em Campinas, enquanto outros 600 receberam a validação na Capital paulista. O processo para registro das assinaturas digitais teve início no segundo semestre de 2010 e o atraso nos registros pode ser explicado pela falta de pessoal, uma vez que, apenas um funcionário emita os documentos três vezes por semana.
 
"Apesar de já termos quadriplicado o número de funcionários, estamos solicitando mais pessoal para atender a um maior número de advogados", explicou o presidente da OAB de Campinas, Daniel Blikstein. A entidade atende média de 25 advogados por dia.
 
Expectativa
 
O atendimento ao público nos cartórios está suspenso desde 14 de fevereiro, para que os servidores consigam se adequar ao novo método de trabalho. Com o novo modelo, o escrivão espera maior agilidade na solução dos casos e prevê economia no uso de papel. "Até o dia 1º de março foi determinada a suspensão dos prazos para que possamos, numa base de treinamento, conhecer o novo sistema que será implantado agora", explica o escrivão Odair Zanelli.
 
Mudança
 
O juiz da 9ª Vara Cível de Campinas, Carlos Ortiz Gomes, pondera ao falar sobre a expectativa para os primeiros dias de trabalho com o novo método. "Eu diria que nós estamos, assim, razoavelmente preparados. Algumas dificuldades são esperadas, mas acredito que estamos prontos para enfrentar essa modernidade", explica.
Abrir WhatsApp