27/02/2015 - 09:36 | última atualização em 17/03/2015 - 17:07

Campanha de valorização da advocacia é lançada na abertura do Colégio de Presidentes

A abertura do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RJ de 2015, realizada no encerramento do Conselho Pleno desta quinta-feira, dia 26, marcou o lançamento da campanha pela valorização da advocacia que a Seccional lança este ano.

Com a proposta de elevar a autoestima da classe, a campanha Sem advogada não há justiça / Sem advogado não há justiça espalhará estas frases pela cidade com camisas, outdoors, anúncios em ônibus, panfletagem e placas nos fóruns.

"Esse será um slogan nosso este ano, para afirmar a importância da nossa profissão", frisou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. Vice-presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia completou: "É importante fortalecer a figura do advogado, que é defensor da liberdade, da honra, do patrimônio e, muitas vezes, até da vida das pessoas mas que, mesmo assim, é constantemente incompreendido pela sociedade".

Lamachia afirmou também que é fundamental a presença da diretoria do Conselho Federal no Colégio de Subseções: "É o ponto mais importante da nossa atividade enquanto dirigentes da Ordem. Nele que são dados os nortes para nossa instituição, para nossa ação na OAB”, observou, destacando a ação da OAB/RJ na conquista do Simples para a advocacia, que classificou como a “maior vitória da classe nos últimos vinte anos”.

O vic-presidente da OAB Nacional falou ainda sobre os próximos desafios, como a sanção do novo Código de Processo Civil (CPC), que regula, nacionalmente, as férias para a advocacia, e a defesa do Exame de Ordem, além do projeto de lei que torna crime o desrespeito às prerrogativas dos advogados.

Felipe ressaltou o sentimento de unidade de trabalho entre as subseções e a Seccional e contou que o encontro pretende abordar problemas do Judiciário, reivindicações em relação à celeridade processual no estado e a organização administrativa das 61 subseções, entre outros temas relevantes à classe.

"Vamos fazer um colégio de presidentes nos próximos dois dias que, para nós, é um colégio muito estratégico. Além dos nossos assuntos do cotidiano vamos fazer um debate dos temas institucionais da Ordem, do que a OAB/RJ vem enfrentando. Certamente, entre eles, estará o caso do 'juiz ostentação'", disse Felipe, se referindo ao juiz Flávio Roberto de Souza, que foi flagrado dirigindo o Porsche Cayenne do empresário Eike Batista, apreendido pela Polícia Federal.