09/05/2016 - 17:12 | última atualização em 16/05/2016 - 15:57

COMPARTILHE

Em campanha, OAB Mulher alerta para necessidade de prevenção do câncer

redação da Tribuna do Advogado

No mês dedicado às mães, a comissão OAB Mulher, da OAB/RJ, está lançando uma campanha em todo o estado pela conscientização da mulher advogada sobre os riscos do câncer ginecológico e do câncer de mama. O cerne da iniciativa é estimular as colegas a realizarem periodicamente o exame ginecológico preventivo. 
 
“Percebemos hoje que as profissionais muitas vezes acabam postergando a ida ao médico por conta da rotina de trabalho atribulada. Sabemos como é difícil conciliar todas as funções no dia a dia, mas queremos lembrar que é importante que as advogadas abram uma brecha na agenda para frequentar o ginecologista regularmente”, observa a presidente da OAB Mulher, Daniela Gusmão.
 
Daniela explica que a preocupação com a saúde da mulher advogada é compartilhada entre as comissões OAB Mulher de todas as seccionais, que escolheram o mês de maio para abordar o tema devido à comemoração do Dia das Mães.
 
Prevenção
 
O exame ginecológico pode detectar a presença de células anômalas antes mesmo de os primeiros sintomas aparecerem. O mais comum deles, conhecido como "papanicolau", é capaz de rastrear diversas doenças que colocam a saúde da mulher em risco, incluindo o câncer de colo do útero, que pode levar até dez anos para se desenvolver. Esse tipo de câncer é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres do mundo todo.
 
A presidente da OAB Mulher também reitera a a importância de se avaliar o risco de câncer de mama com um profissional: “Não basta fazer o autoexame, pois há situações em é necessário um exame preciso. Por isso, é imprescindível a visita ao médico, de forma regular”.
Abrir WhatsApp