15/07/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Câmeras instaladas em banheiro de escola de Campos revoltam alunos

Câmeras instaladas em banheiro de escola de Campos revoltam alunos


Do jornal O Dia

15/07/2010 - Câmeras instaladas nos banheiros de uma das escolas públicas mais tradicionais de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o Liceu de Humanidades de Campos, revoltaram pais e alunos da unidade. Os equipamentos foram descobertos por uma aluna que desconfiou que estava sendo filmada no banheiro e fotografou a câmera. Na escola estudam 2.700 alunos. 

"E se essa imagem cai na Internet e é manipulada de forma ilícita?", questionou, indignada, uma mãe de aluno. Segundo a direção da escola foram instaladas 30 câmeras pelo colégio - inclusive no banheiro. O objetivo é evitar furtos e vandalismos.  "A câmera não tira a privacidade do aluno dentro do box. Ela está só no corredor do banheiro. Quando acontece alguma coisa, a gente usa o tempo exato da gravação para saber quem foi o autor.  Ninguém fica o dia todo olhando as imagens em tempo real", justificou a diretora da escola, Celina Mateus Barbosa.

"Isso é uma invasão de privacidade! Fere a privacidade e a honra dos estudantes", protestou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous.

A Secretaria Estadual de Educação informou que a decisão de instalar as câmeras na escola foi uma atitude isolada da direção da unidade e que repudia qualquer atitude que tire a privacidade dos alunos. Ainda de acordo com a secretaria as câmeras do banheiro já foram desativadas.

Abrir WhatsApp