10/02/2017 - 10:41

Câmara de São Gonçalo vai ter portal para reclamações

jornal O Fluminense

Com objetivo de não sobrecarregar ainda mais a Justiça com processos de pequenas causas, a Câmara des Vereadores de São Gonçalo coloca à disposição da população até o final deste mês dois canais de comunicação para solucionar problemas junto ao poder público, prestadores de serviços e empresas particulares. O serviço será gratuito e contará até com sala de conciliação.

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) e a Ouvidoria, que integrarão a nova estrutura do Poder Legislativo, que está agora em um amplo e moderno prédio no bairro do Zé Garoto (antigo Fórum), terão advogados e pessoal administrativo para receber e encaminhar reclamações, críticas, sugestões e solicitações da população aos órgãos competentes.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Diney Marins, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, vereador Alexandre Gomes, e o diretor geral da Casa, Marco Rodrigues, vistoriaram os espaços e anunciaram mais duas novidades: a construção de uma sala para conciliação e convênios com as faculdades de Direito da cidade para ampliar o atendimento à população. “Nosso objetivo principal é oferecer a população um canal de comunicação que fará o possível e o impossível para resolver as questões, reclamações, queixas etc sem a burocracia da Justiça. Vamos intermediar junto aos órgãos e as prestadoras de serviços a melhor forma de resolver a demanda”, garantiu Diney Marins.

Com o fechamento do Rio Poupa Tempo em São Gonçalo, a população deixou de ter acesso a vários órgãos de fiscalização e apoio. “Vamos garantir o direito de defesa do consumidor através da Codecon e da Ouvidoria. Vamos também buscar instrumentos para municipalizar o Procon, pois assim a cidade terá o poder de multar o estabelecimento que não cumprir o código”, informou Alexandre Gomes.

Luz

Em São Gonçalo, o ranking das reclamações é encabeçado pelos serviços de fornecimento de energia e manutenção na rede de iluminação pública. Em seguida, vem as empresas de telefonia, bancos e serviços de água e esgoto. Planos de saúde e o serviço de transporte também são alvo de muitas reclamações, principalmente pela população mais idosa.